TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Análise Financeira de empresa

Por:   •  18/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL

Ao analisar os dados do DRE tem-se que o lucro líquido da empresa aumentou mais de 100% no na primeira analise decorrente do ano um para o ano 2 dois da análise. Como a empresa não comercializa nenhum tipo de produto seu custo por produto é zero, juntamente com seu custo de estoque. No que diz respeito a alguns indicadores, nota-se uma crescente elevação das despesas operacionais progressivamente sendo comprometido no ultimo ano 52,15% de todo o lucro bruto da empresa. É perceptível também uma crescente do lucro liquido da empresa, com satisfatórios números de 49,6% no ano um, chegando aos 101,32 % no segundo ano da análise ocasionado pelo fato de seu lucro líquido ter sido maior que sua receita bruta, e parando em 63,53% no ultimo ano da análise, considerado um excelente indicador de lucratividade. No que diz respeito ao lucro liquido tem-se o bom resultado crescente dos acompanhando a mesma percentagem do lucro liquido disponível pelo fato de a empresa não adotar a politica de distribuição de lucros.

Ao analisar o ativo da empresa, nota-se escancaradamente o aumento nos valores a receber da empresa do primeiro para o segundo ano com um aumento, considerando a análise horizontal, correspondendo à 35,82% do  valor de duplicatas  a receber

Novamente um aumento no último ano de 41,55% de disponibilidades na analise vertical. A empresa, por não trabalhar com produtos, da mesma maneira não possui estoques fazendo com que o custo desses seja zero em todo o período de analise. No ativo não circulante da empresa, é notável a leve elevação nos valores à receber que a empresa adquire do primeiro para o segundo ano com um valor acumulado em 9,32% de lucratividade, porem com uma queda voltando a casa dos 5% de onde saiu no período inicial. Em relação ao valor de duplicatas a serem pagas, a empresa tem um valor estável nos dois primeiros anos da análise, variando menos de meio por cento, porem no ultimo ano da analise com uma elevação dessa despesa, tem seu ativo do exercício comprometido em 8,47%. A empresa não contraiu despesas com empréstimos bancários nos dois primeiros anos, com exceção com ultimo ano em que adquiriu o valor de 391,414 reais correspondendo a um endividamento de 1,27%, um excelente indicador de endividamento devido ao pequeno porcentual comprometido. O total de financiamentos da empresa equivale a um total de 18,11% no primeiro ano, com um razoável aumento para 22,59% no segundo ano, e novamente um aumento para 27,38% no ultimo ano analisado, valores que indicam certa preocupação em relação ao valor comprometido em financiamentos, pois a empresa monstra um aumento consecutivo dos valores em financiamentos. O patrimônio liquido da empresa reserva uma boa media de capital social variando de 8 á 10% de total disponível. Em relação a reservas ou lucros acumulados, temos um comprometimento decrescente de capital, saindo do ano um com 65,06% para 53,83% no ano três da análise.

ANÁNILE DE LIQUIDEZ CLÁSSICA

Percebe-se logo no inicio da análise o aumento exorbitante do capital circulante liquido da empresa, podendo observar o motivo pelo fato de o ativo circulante da empresa sofrer um grande aumento de um ano para outro, sendo um aumento de 103,65% do primeiro para o segundo ano e um aumento de 261,38% do primeiro para o terceiro ano da análise, um indicador extremamente saudável para a empresa. Já nos índices de liquidez, os valores são considerados razoáveis uma vez que estes todos possuem sempre capacidade para pagar no mínimo duas vezes suas dividas. Os índices gerais mostram um decrescimento da empresa, e isso é justificado pelo fato de que o ativo não  circulante sofreu uma queda enquanto seu passivo circulante e não circulante sofreu um aumento nos anos estudados. Nos demais índices, todos apresentam bons resultados, e crescentes com o decorrer dos três anos, isso se dá pelo fato de que o ativo circulante cresceu mais que o passivo circulante da empresa. Da mesma forma as disponibilidades da empresa acompanharam o crescimento do ativo circulante, seguindo os índices que esse se refere.

ANÁLISE DE LIQUIDEZ DINÂMICA

Ao analisar-se a liquidez dinâmica da empresa, depara-se com as contas operacionais da empresa em que é dado a necessidade de capital de giro, onde pode-se averiguar a saúde do caixa da empresa onde observa-se que a necessidade de capital de giro é um grande valor negativo, chegando a ser superior a um milhão, ou seja, em todos os anos a empresa tem um saldo positivo no seu capital de giro equivalendo a milhões, que aumenta no decorrer dos anos, mostrando que a saúde financeira da empresa é boa. No capital de giro apresentado logo abaixo, no índice de contas estratégicas, o mesmo apresenta um crescimento equivalente a 574% do primeiro para o segundo ano e de 821% do primeiro para o terceiro ano no período analisado.

As contas táticas da empresa, referindo-se a tesouraria apresentam ótimos valores correspondendo a um crescimento tão bom quanto os do capital de giro chegando triplicar do primeiro para o segundo ano e a quadriplicar do primeiro para o terceiro ano da análise.

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL OU ATIVIDADE

A empresa possui razoáveis indicadores de giro nos três anos devido o fato de que a capacidade de vendas liquidas da empresa corresponde em todos os anos por valores superiores a quatro vezes o total do ativo chegando a quase cinco vezes esse valor. O período de recebimento tem aumentado o prazo de recebimento do primeiro para o segundo ano, o que pode incentivar mais as vendas, mas voltando a um valor próximo do primeiro ano analisado correspondendo a 52,50. No caso da empresa analisada é uma empresa do mercado financeiro e bolsa de valores, dessa forma a mesma na tem giro de estoques ou produtos, dispensando analise dos indicadores que se referem a qualquer que envolva o estoque da empresa. Considera-se relevante e um ótimo indicador de resultado  da empresa o seu índice de imobilização do patrimônio liquido que apesar do pequeno aumento, ainda representa um valor muito pequeno de imobilização. Da mesma maneira pode-se afirmar que o prazo médio de recebimento da empresa é razoável no segundo ano por ser um valor que chega a quase 73 dias, porem no primeiro e terceiro ano, a media de recebimento é de 50 dias, que de acordo com o índice de imobilizado e de recursos não correntes, não é problema para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com