TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE CUSTEIO: DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DO ‘’CUSTO’’ DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.        

4        MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO.        

5        PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO.        

6        UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO: ESCLAREÇA COM EXEMPLOS.        

7        CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS.        

8        PONTO DE EQUILÍBRIO.        

9        A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA.        

10        A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL.        

11        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A indústria Pelicano Ltda., que industrializa cuecas e calcinhas contratou a nossa empresa de consultoria a fim de auxiliá-los na análise da formação do preço de custo de produção e preço de venda do produto “cuecas”, que corresponde à maior parte do faturamento da empresa.

Tendo em vista que a indústria passa por dificuldades em termos de gestão empresarial, serão dados alguns esclarecimentos ao Sr. Jonas Caetano – sócio administrador e aos demais dirigentes a respeito de gestão industrial através de informações conceituais e teóricas.

Veremos então que a gestão industrial diz respeito principalmente à contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.  Nisto, introduz a qualidade ao produto e se confere os mais diversos níveis de produtividade, cada vez mais se pauta pelo uso de metodologias, ferramentas e procedimentos adequados e eficazes, objetivando a busca contínua de melhor qualidade, maior produtividade e menores custos, gerando mais lucro para a empresa aumentando sua competitividade.


  1. DESENVOLVIMENTO

De acordo com as teorias que nos foram apresentadas em sala de aula, a pesquisa nos livros didáticos de estudo e material de outras fontes, verá como os relatórios são eficientes para as empresas nas tomadas de decisão. Notaremos que a gestão adequada de uma empresa depende não só da capacidade de seus gestores e seu feeling de mercado, mas também é necessário que os gestores tenham informações contábeis adequadas e oportunas que os auxiliam no processo decisório industrial.

Neste portfólio abordaremos a importância das unidades equivalentes de produção na gestão industrial, com embasamento de cálculos na determinação do valor final do estoque de Produtos Acabados e Estoque de Produtos em elaboração. Apresentaremos ainda, o conceito sobre o ponto de equilíbrio e como é feito a formação dos preços de vendas e a geração de lucros dos produtos, a importância de um sistema de informação integrado na empresa e por fim, iremos mostrar a importância da aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro da organização empresarial.


  1. DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DO ‘’CUSTO’’ DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

Os dirigentes e o sócio administrador Sr. Jonas Caetano da Indústria Pelicano Ltda., Indústria de cuecas e calcinhas, possuem algumas dúvidas ligadas à gestão Industrial, e neste caso nos contratou para prestar serviços de consultoria empresarial e emitir um relatório com informações conceituais a fim de esclarecer estas dúvidas, com principal objetivo em auxilia-los na análise da formação do custo de produção e preço de venda.

Então para começarmos nossa busca à elaboração deste trabalho, vamos esclarecer a diferença entre apuração do custo das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.

Para Martins (2003, p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio (em tempo, dinheiro, esforço, etc.). Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.

Veremos que nas indústrias segundo Costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

Enquanto no comércio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS – Primeiro que entra Primeiro que Sai ou o Custo Médio Ponderado.


  1. MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

Vamos evidenciar as principais diferenças entre custeio variável e custeio por absorção. Mas antes, falaremos sobre os métodos de custeio.

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção. De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com