TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de Custeio

Por:   •  19/11/2015  •  Abstract  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

        MÉTODOS DE CUSTEIO

De acordo com Berti (2007, p.25), rateio é o processo no qual a empresa fazem a divisão dos custos indiretos ou fixos de produção aos centros de custos, departamentos ou produtos, observando critérios preestabelecidos.

        Os métodos de custeio tratam da parte operacional, ou seja, do processamento dos dados e informações. Segundo Bornia (2002, p.53, apud FERREIRA, 2007), os princípios de custeio estão ligados aos objetivos de custos, onde estão relacionados aos objetivos da contabilidade de custos, sendo eles: a avaliação de estoques, o auxilio ao controle e a tomada de decisões. (FERREIRA 2007)

        Assume-se que os custos variam basicamente em função do volume de produção, sendo, portanto levados para efeito de custos, aqueles que são totalmente variáveis, enquanto que os demais gastos são considerados fixos, inclusive a mão de obra direta. (DIAS e PADOVEZE 2007)

 No quadro, foram reunidas as características e gastos correspondentes para apuração do custo do produto de acordo com cada método de custeio abordado.

[pic 1]Fonte: (DIAS e PADOVEZE 2007)

BIBLIOGRAFIA

BERTI, Anélio. Contabilidade e Análise de Custos. Curitibá: Juruá, 2007.

CORONETTI, Jucimar; BEUREN, Else Maria; SOUZA Marco Aurélio. Os métodos de custeio utilizados nas maiores indústrias de Santa Catarina. Gestão Organizacional, 2012. p. 324-343.

DIAS, Elaine Aparecida, PADOVEZE, Luís Clóvis. Os diferentes métodos de custeio e sua implicação na apuração de custo do produto: um estudo caso em empresa de graxas e óleos industriais. Gestão e Sociedade, 2007.

FERREIRA, Ângelo José. Custos Industriais: Uma enfase gerencial. São Paulo: STS, 2007.

PACHECO, André Gonçalves. A importância da gestão estratégica de custos em um ambiente de mercado competitivo. São Paulo: Faculdade Oswaldo Cruz, 2012. 50.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (75.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com