TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Custeio–Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................4

2.1. Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista................................................ ....4

2.2. Métodos de custeio–Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção...5

2.3. Preço de venda e a geração de lucro................................................................. 6

2.4. Unidades equivalentes de produção....................................................................7

2.5. Custeio ABC: Possibilidade de utilização para fins fiscais.................................. 9

2.6. Ponto de equilíbrio.............................................................................................10

2.7. A importância de um sistema de informação integrado na empresa.................10

2.8.Aplicabilidade da Contabilidade Gerencial dentro da organização empresarial.10

3. CONCLUSÃO......................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS....................................................................................................12

.



  1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, pretendo ampliar e apresentar os conhecimentos obtidos ao longo do curso, especialmente nas disciplinas de Contabilidade de Custos, Industrial e Gerencial e também em Sistemas de Informações que estamos estudando neste semestre.

Pude ao longo das aulas compreender a importância desse tipo de trabalho na avaliação do aluno, pois constitui uma forma de expor nossa criatividade, reflexões e acima de tudo a aprendizagem adquirida.

Objetiva-se discorrer sobre assuntos de Gestão Industrial focando relações entre departamentos contemplando a apuração dos custos, métodos de custeio com suas variantes, preço de venda e geração do lucro, unidades equivalentes de produção, custeio ABC, ponto de equilíbrio, sistema de informações nas empresas e a contabilidade gerencial.

Assim, mostraremos que a empresa em crescimento constante necessita estar atenta às exigências do mercado para que os objetivos almejados sejam atingidos, mantendo assim a perenidade sempre honrando com seus compromissos e com muito respeito a todos.

Enfatizamos ainda, a grande responsabilidade de cada um de nós na árdua tarefa de "PRODUZIR COM QUALIDADE”, contribuindo com nosso meio na disseminação de ideias partindo da premissa que o conhecimento é algo inacabado. E desta forma as ideias tornam-se desafiadoras, sendo uma forma de incentivar e aprofundar os temas, reflexões e até mesmo, colocar em pratica as teorias que estudamos.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.

Para calcularmos o preço de venda de uma mercadoria, precisamos saber:

  • O valor do custo dessa mercadoria;
  • O regime tributário da empresa, para cálculo das alíquotas de impostos;
  •  Pagamento de comissões sobre a venda;
  •  A participação dos custos fixos em relação às vendas; e
  •  A margem de lucro líquido esperada;

O valor do custo da mercadoria:

Para se obter o custo da mercadoria observa-se o valor constante na nota fiscal de compra (valor da mercadoria somada ao Imposto sobre produtos industrializados-IPI e subtraída de descontos que possa vir a ser concedido na nota fiscal) mais o frete (se houver) menos ICMS incidente sobre o preço de aquisição e sobre o frete (se a empresa encontra-se no regime normal de tributação do ICMS).

O regime tributário da empresa, para cálculo das alíquotas de impostos.

Podemos considerar este tópico de grande importância, pois ao sabermos quais os impostos a serem pagos sobre as vendas nos dar suporte para calcular essas percentagens e agregá-las ao valor do preço de venda. Os fatores relacionados à tributação no Brasil, encontra-se ordenada separadamente em relação à explicitação dos imposto nas esferas federal, estadual e municipal.

 Pagamento de comissões sobre as vendas.

No caso de haver percentual sobre comissões de vendas, a respectiva taxa deverá ser conhecida para que seja incluída ao cálculo do preço de venda.

Participação dos custos fixos (despesas fixas) em relação às vendas.

Para que as despesas fixas interfiram no preço da venda estes custos fixos devem ser estimados. Uma forma bem sugestiva de trabalhar é separar todos os custos fixos, calcular sua média mensal e estabelecer sua relação percentual em relação às vendas totais da empresa.

  A margem de lucro líquido esperada.

Após de todas as despesas pode se obter uma relação entre os custos e o valor de venda, cuja relação expressa em percentual é importante para que a empresa saiba realmente de está tendo lucro ou prejuízo.

2.2 -  Métodos de custeio – Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção.

O custeio variável pauta-se na absorção dos custos variáveis seja os custos diretos ou os indiretos aos portadores finais dos custos, consubstanciado na relação entre o grau de ocupação da entidade.

Para  Foster e Datar (2000, p. 211), custeio variável “é o método de custeio de estoque em que todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis: eles são custos do período em que ocorreram”.

Lopes de Sá (1990, p. 108) preconiza que o custeio variável é “o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos”.

Leone (1997, p. 322) assevera que: “o critério do custeio variável fundamenta-se na idéia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis (debitadas aos produtos em processamento e acabados) serão131 Sitientibus, Feira de Santana, n.32, p.129-142, jan./jun. 2005 apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida (referência, base, volume) dessa atividade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com