TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Sistemica entre Gravadora e Moradores

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Ciências Contábeis – 1ª Série

Disciplinas Norteadoras:

Técnicas de Negociação

Gestão do Conhecimento

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desafio Profissional

Proposta de Negociação Sistêmica entre Gravadora de Músicas Arte Musical (empresa fictícia) e Associação de Moradores de Passo Pequeno (bairro residencial/comercial de classe média de uma cidade interiorana de São Paulo)

Tutor(a): Gisele Salesse

Valparaíso, 03 de junho de 2014

Sumário

Introdução 1

Passo 01 – Perfil dos Oponentes 2

Passo 02 – Mapeamento de Habilidades 3

Passo 03 – Pontos Principais da Negociação 5

Passo 04 – Impactos à Gravadora Perante a Negociação 6

Passo 05 – Prévia das Negociações (Após Período de 25 dias) 7

Passo 06 – Proposta Final de Negociação 8

Referências Bibliográficas 9

Introdução

O presente desafio profissional tem o objetivo de criar uma proposta de negociação sistêmica entre a gravadora de músicas Arte Musical, empresa conceituada no mercado, que pretende se instalar no bairro residencial/comercial Passo Pequeno, em uma cidade interiorana de São Paulo.

A proposta consiste em um comum acordo entre as duas partes, tendo em vista que os moradores (representados por uma associação de moradores) solicitam o embargo da instalação da empresa, alegando perturbação a tranqüilidade dos moradores devido ao barulho, o aumento no fluxo do trânsito e a segurança dos moradores que será afetada devido a quantidade de artistas que passará a freqüentar o local.

Em contrapartida a empresa alega que a instalação da mesma no referido bairro residencial/comercial implicaria em investimentos na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local.

Vale ressaltar que a prefeitura local já havia aprovado pela secretaria competente o projeto de instalação da gravadora quando do pedido da associação dos moradores e o referido órgão acompanhará as negociações para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro residencial/comercial/cidade ou não.

E gravadora Arte Musical, tem como seu representante nesta negociação o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora. Já a associação de moradores tem como seu representante o Sr. Carlos Henrique.

A proposta conta com duas etapas pré-estabelecidas pela prefeitura: 20 dias – reunião prévia e 45 dias negociação final.

Proposta de Negociação Sistêmica entre Gravadora de Músicas Arte Musical (empresa fictícia) e Associação de Moradores de Passo Pequeno (bairro residencial/comercial de classe média de uma cidade interiorana de São Paulo)

Passo 01 – Perfil dos Oponentes

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro Residencial/Comercial

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro residencial/comercial não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador - A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro residencial/comercial.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro residencial/comercial, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

Passo 02 – Mapeamento de Habilidades

Segundo o modelo de Jung, podemos mapear as habilidade essenciais dos negociadores conforme segue:

Associação de Moradores – Bairro Residencial/Comercial Passo Pequeno:

Estilo: Restritivo e Confrontador.

Características: Obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente (tentativa através de pedido/manifesto junto a prefeitura da cidade, visando impedir as novas instalações da gravadora) e equidade para que se chegue a comum acordo entre os moradores e a gravadora (apesar do modelo restritivo da associação de moradores do bairro residencial/comercial Passo Pequeno, eles ainda estão dispostos a participar de um acordo com a gravadora Arte Musical, procurando estabelecer uma negociação favorável de ambos os lados)

Táticas a serem utilizadas: utilizam-se das táticas de confronto e obtenção de ganhos, ou seja, esta disposto a negociar, mas com o intuito apenas de ganhar (impedir a instalação da gravadora).

A associação de moradores representada pelo Sr. Carlos Henrique, por meio de pedido/manifestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com