TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas de contabilidade

Abstract: Noções básicas de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Abstract  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

2) A base dos registros contábeis é a documentação (notas fiscais, recibos, cópias de cheques, etc.). Os documentos não devem apresentar nenhuma rasura e caso sofram algum dano que dificulte a identificação de seu conteúdo eles deverão ser reconstituídos ou substituídos,na impossibilidade de reconstituição.

3) No momento em que ocorre o fato gerador da operação realizada a escrituração começa pelo livro Diário, no qual todos os registros são efetuados mediante documentos que comprovem a ocorrência do fato.

4) A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionarão mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões.

5) O Patrimônio é um conjunto de bens. Esses bens podem se apresentar de três formas diferentes:

Os bens da empresa, que estão em seu poder (computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão, maquinas e etc..).

Os bens da empresa, em poder de terceiros, ou seja os seus DIREITOS (ex.: uma venda feita a prazo é direito seu receber esse dinheiro, como esse dinheiro ainda não esta contigo, ele não é um bem, e sim um direito, direito de recebê-lo; o dinheiro no banco (ele não esta com você) entre outros.

Os bens de terceiros, em poder da empresa, - as suas OBRIGAÇÕES (é o inverso de DIREITOS, ou seja, é algo avaliável em dinheiro que não lhe pertence mais está contigo).

6) Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliações econômicas, é tudo que a empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

7) O Patrimônio está divido em duas partes: um positivo chamado ATIVO outro negativo chamado PASSIVO.

No ATIVO estão o conjunto de BENS e DIREITOS e no PASSIVO suas OBRIGAÇÕES ou DEVERES.

8) Ocorre um operação superavitária quando concluímos que as receitas superaram as despesas, daí o superávit.

9) Quando o ativo é menor do que passivo exigível, ou seja, o total dos elementos positivos é insuficiente para saldar os compromissos.

10) Capital Nominal - investimento inicial feito pelos proprietários de uma empresa que é registrado pela contabilidade numa “conta” denominada capital. Este corresponde ao patrimônio líquido inicial e só será alterado quando os proprietários realizarem investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital).

Capital próprio: corresponde ao conceito de patrimônio líquido, abrangendo o capital inicial e suas variações.

Capital de terceiros: são os investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros.

Capital subscrito - corresponde ao valor pelo qual os sócios comprometem-se, perante a empresa, no momento da assinatura do contrato social (Ltda.) ou na subscrição das ações (S.A.). Com isso, os sócios obrigam-se a entregar (realizar) em dinheiro ou em bens o valor subscrito.

Capital Realizado -Representa a parcela do capital social ou capital subscrito pelos sócios e que foi efetivamente entregue por estes à sociedade,tanto em dinheiro quanto em bens ou direitos.

Capital a Integralizar -É a parcela do capital subscrito pelos sócios ou acionistas que ainda não foi entregue à empresa. Sua aferição é efetuada subtraindo-se o valor do capital realizado do capital social (subscrito). Diz-se que esta parcela ainda não foi Integralizada ou realizada.

Capital Total à Disposição da Empresa - É o conjunto de todos os valores disponíveis (fontes ou origens de recursos) para a empresa em um determinado momento. É a soma do capital próprio (PL) com o capital de terceiros ou passivo exigível (PE) e de resultados de exercícios futuros (REF).

11) é o nome técnico dados aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultado (despesa e receitas).

12) EXERCÍCIO SOCIAL: É o espaço de tempo (12 meses), findo o qual as pessoas jurídicas apuram seus resultados; ele pode coincidir, ou não, com o ano-calendário, de acordo como que dispuser o estatuto ou o contrato social. Perante a legislação do imposto de renda, é chamado de período-base (mensal ou anual) de apuração da base de cálculo do imposto devido.

Período contábil - é o espaço de tempo escolhido para calcular a situação patrimonial empresa. Normalmente é de um ano.

Ano calendário - significa o ano anterior ao exercício atual, ou seja, se estamos no

exercício de 2007, o ano-calendário será o de 2006.

13) É o elenco sistematizado e metódico de todas as contas movimentadas por uma empresa. Cada empresa deve ter o seu próprio Plano de Contas, de acordo com suas características próprias.

14) Os planos de contas variam para cada tipo de organização e de acordo com as circunstancias. A mesma conta poderá ser classificada de maneiras diferentes, segundo a natureza da entidade, pois o mesmo bem patrimonial pode constituir ativo imobilizado em uma empresa e realizável em outra.

15) Lei 6.404/76, observando as alterações dadas pela Lei 11.638/07.

16)

ATIVO Circulante

Caixa

Banco conta movimento

Aplicações financeiras

Clientes

Duplicatas a receber

(-) Duplicatas descontadas

(-) Provisão p/ créditos de liquidação duvidosa

Adiantamento a fornecedores

Adiantamento a empregados

Títulos a receber

Tributos a recuperar

ICMS a recuperar

IPI a recuperar

IRRF a recuperar

CSLL a recuperar

PIS a recuperar

INSS a recuperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com