TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTO DA BUROCRACIA

Por:   •  30/11/2021  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

CEDUP Renato Ramos da Silva

Disciplina: Documentação

Professor: Valdecir

Aluna: Tatiane Colombo Sousa

Data: 05 de outubro de 2021

Assunto: Resenha Critica do Texto “O custo da burocracia” de André Charone Tavares Lopes

André Charone Tavares Lopes, é contador, professor universitário, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem formação em Empreendedorismo em Economias Emergentes pela Universidade de Harvard (EUA). Autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, em seu texto “O custo da burocracia”, aponta acerca dos desafios diários e o excesso de burocracia que os empresários enfrentam para manter em dia a documentação contábil das empresas.

Charone comenta que o excesso de exigências, segundo ele inúteis, e a ineficiência do Estado, fazem com que a burocracia chegue a níveis absurdos, levando o Brasil, segundo o relatório do Banco Mundial divulgado em 2018, a tornar-se o país mais burocrático do mundo.  

O autor comenta ainda, do tempo e dinheiro gasto pelos empresários para cumprir a legislação tributária e fiscal do nosso país, e que muitas delas são irrelevantes, o que em ordem pode custar mais caro que os próprios impostos, e que o valor com tais despesas é repassado ao consumidor final, aumentando o valor dos produtos e serviços.

O professor universitário, se remete ao nosso país como “vampiro burocrático”, fazendo alusão aos empresários que são sugados pelo Estado, se referindo aos valores pagos ao fisco, o que dificulta a concorrência com os comerciantes informais, que atuam na ilegalidade, incentivado pela burocracia das leis brasileiras.

No final do texto, Charone descreve o e-Social como exemplo e reflexo da burocracia por ele descrita, e espera do governo e de sua equipe econômica, uma visão mais moderna nesse quesito, acredito que seu desejo virou quase uma ordem, pois o então presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 20 de setembro de 2019, a Lei da Liberdade Econômica, que tem como objetivo reduzir a burocracia nas atividades econômicas, facilitando a abertura e o funcionamento de empresas, e que prevê inclusive, substituir o e-Social, por um sistema mais simples, podendo assim as empresas desenvolverem atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir sem muita interferência do Estado, aliviando o peso da burocracia sobre o empreendedor. O papel aceita tudo, vamos aguardar o resultado da referida lei na prática!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com