TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Social e Qual Sua Relação com o Patrimônio Líquido

Por:   •  24/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

1. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: (0,5)

a) O que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?

Resposta: Capital Social é a quantia inicialmente investida pelo(s) proprietário(s) da empresa na pessoa jurídica. Patrimônio Líquido é o capital próprio da empresa, entendido como residual dos ativos menos os passivos, e relaciona-se com o Capital Social na medida em que este é o recurso injetado no ativo para início das atividades empresariais.

b) Explique sobre o Método das Partidas Dobradas.

Resposta: O Método de Partidas Dobradas são registros contábeis dispostos de tal forma que qualquer lançamento contábil corresponda a uma operação realizada na empresa, devendo todas elas apresentarem um débito e um crédito respectivo, sempre de igual valor.

c) Diferencie Ativo de Passivo e cite exemplos de contas que pertencem a esses grupos.

Resposta: Basicamente, o Ativo é denominado todo componente de crédito, isto é, formado pelos bens e direitos da empresa (exemplos de contas: caixa, estoque, contas a receber); já o Passivo é denominado todo componente de débito, isto é, de obrigações (exemplos de contas: impostos a pagar, duplicatas a pagar).

d) Diferencie o Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)? Qual a finalidade de cada um? Explique.

Resposta: De acordo com FAVERO et al. (2011), Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e patrimonial da empresa em determinado momento, tendo por finalidade evidenciar a sua situação líquida da empresa. Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) são dispostas as receitas decorrentes de operações de venda menos impostos, custos e despesas, e tem por finalidade apresentar os resultados finais de tais operações em dado exercício.

e) Qual a importância dos livros: Diário e Razão? E como se diferem?

Resposta: Juntos os livros Diário e Razão são os principais livros de registros contábeis de uma empresa. O livro Diário registra diariamente todos os fatos contábeis por meio do método de partidas dobradas e em ordem cronológica; já no livro Razão registra-se todas as movimentações de cada conta de forma individual e pormenorizada, por meio de razonetes, transladando-se as informações registradas no livro Diário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com