TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contabilidade de Custo

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS(FAMA)[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WELLINGTON GONÇAVES FERNANDES

CONTABILIDADE DE CUSTOS: UMA FERRAMENTA UTILIZADA NO ÂMBITO ORGANIZACINAL PARA AUXILIAR A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ANÁPOLIS/GO

2018


Wellington Gonçalves Fernandes[pic 2]

CONTABILIDADE DE CUSTOS: uma ferramenta utilizada no âmbito organizacional para auxiliar a tomada de decisão nas empresas de pequeno porte

Trabalho apresentado como quesito parcial para aquisição da nota na disciplina de Metodologia Cientifica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Anápolis-Go (FAMA)

Prof. Esp. Elaine Ferreira de oliveira

Anápolis/GO

2018

RESUMO[pic 3]

A contabilidade é uma ciência social que visa analisar as receitas sobre as vendas ou serviços prestados por um entidade, a fim de apresentar aos sócios, ou seus interessados a real situação de sua empresa. Entretanto, a contabilidade define que uma organização é constituída por um patrimônio, que é subdividido em bens, direitos e obrigações. Os bens são todos os objetos que constitui a empresa, enquanto os direitos é tudo aquilo que a organização tem a receber, já as obrigações é a controvérsia dos direitos de uma empresa, ou seja, é tudo aquilo que a mesma tem a pagar. No entanto, essa pesquisa tem como tema a utilização de uma ferramenta de contabilidade de custo a fim de auxiliar o administrador perante a tomada de decisão de uma empresa de pequeno porte, como também orienta-lo em meio a formação do preço de venda, ou sobre a prestação de serviço. Sabendo que essa ferramenta cabe a qualquer tipo e tamanho de empresa. Conclui-se que a contabilidade de custo é de fundamental importância para gerir os processos administrativos de uma organização, contudo, é necessário que o empreendedor tenha conhecimento suficiente para sua utilização, pois qualquer decisão inconveniente que tomar, poderá comprometer a empresa causando riscos irreversíveis.

Palavras Chaves - Contabilidade. Empresas EPP. Gestão de Custo


SUMÁRIO[pic 4]

CONSIDERAÇÕES INICIAIS        4

TEMA DO TRABAHO        4

METODOLOGIA        4

OBJETIVOS GERAIS        4

JUSTIFICATIVA        4

1 REFERENCIAL TEORICO        6

1.1 CONCEITOS DE CONTABILIDADE        6

1.2 EMPRESAS DE PEQUENO PORTE        7

1.3 CONTABIIDADE DE CUSTOS E SUAS ORIGENS        8

1.4 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS        9

1.5 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GESTAO DE CUSTOS        10

1.6 PREÇO DE VENDA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


CONSIDERAÇÕES INICIAIS[pic 5]

Vivemos em um mundo competitivo, onde as organizações estão cada vez mais preocupadas para se manterem no mercado e fazerem a diferença no ramo em que atua seja na comercialização ou na prestação de um determinado serviço. Com a visão de um mundo globalizado, os gestores necessitam de um conhecimento estratégico para o controle dos custos, que na maioria das vezes não possuem noção nenhuma em relação a esse quesito.

Para que um negócio tenha total eficácia, necessariamente devem seguir as inovações das tecnologias. É importante que os gestores tenham conhecimentos administrativos, financeiros, e também noções de conceitos em relação aos custos, de modo, que a empresa esteja preparada, analisando os seus pontos fortes e fracos, além de aperfeiçoar suas oportunidades e ameaças, possuindo embasamento sólido para a tomada de decisão (VIEIRA, 2013).

O trabalho ostenta o seguinte tema “Contabilidade de Custos: Uma ferramenta utilizada no âmbito organizacional para auxiliar a tomada de decisão nas empresas de pequeno porte”.

Metodologicamente, este trabalho adotará o conceito de pesquisa bibliográfica e consultada em livros, artigos científicos, revistas e jornais. De acordo com Rover (2006): “Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica”.

O presente trabalho visa discutir o uso da contabilidade de custos para gerir os processos administrativos de uma entidade de pequeno porte, ressaltando conceitos de contabilidade, analisar e conhecer as características de uma empresa que se caracteriza de pequeno porte. Além de fazer uma análise de forma geral da contabilidade de custo, estabelecendo seus conceitos, origens, objetivos, pontos fortes e fracos da ferramenta em estudo.

Este projeto pretende mostrar aos empreendedores de empresas de pequeno porte a importância da contabilidade de custos para gerir seus negócios. É de grande relevância que o gestor tenha conhecimentos suficiente nos custos envolvidos para a execução de um determinado serviço oferecido. Além de ser uma ferramenta importante para auxiliá-lo no decorrer de sua gestão.

A contabilidade de custos proporciona uma poderosa ferramenta no processo de gestão. Auxiliando-o no controle e na tomada de decisão. E é com base em seus resultados que o gestor deverá tomar medidas cabíveis para não colocar a empresa em situações de riscos.

Assim, a contabilidade vem fornecendo dados relevantes para melhorar e aperfeiçoar a administração de custos de diversas empresas tanto de pequeno, médio e grande porte. Através da economia moderna do nosso país, os assuntos abordados em relação aos custos estabelecidos em serviços prestados não podem ser ignorados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (310.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com