TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custeio Por Absorção E Ordem

Por:   •  14/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção utiliza todos os custos (os despesas) de produçao aos bens elaborados, tanto diretos e indiretos, como os fixos e variaveis, para ser feita a apuração do custo unitario dos produtos e serviços finais.

“A palavra absorção é utilizada há muito tempo, basicamente em função da ideia de que, após a apuração do custo unitario dos produtos e serviços com os custos diretos e variaveis, há a necessidade de que os produtos e serviços tambem “abszirvam” os demais custos indiretos, para que se tenha uma ideia do custo unitario total, ou seja, um valor de custo unitario com todos os custos apropiados aos produtos e serviços.” (PADOVEZE, 2006, p. 79).

CUSTEIO POR ORDEM

O custeio por ordem coleta os custos de cada serviço ou partida de produção fisicamente identificável, não levando em conta o período em que se realiza o trabalho. Ele é sugerido para ser utilizado em processos produtivos com características heterogêneas. Mesmo ultrapassando o exercício contábil, a acumulação de custo vai desde o início até o fim da produção, para apuração do custo total da ordem. E no encerramento do exercício, as contas em abertas também são levadas em conta.

“Quando o processo produtivo de uma empresa não é homogêneo, isto é, quando diferentes produtos ou serviços são elaborados e comercializados, o emprego de um sistema de custeio por processo isolado dificultaria o processo de gestão de custos e de preços. Já que diferentes são as encomendas e pedidos atendidos, a melhor forma de gestão envolveria o emprego de um sistema que permitisse a gestão e o acompanhamento individual dos pedidos colocados, processados e vendidos. ” (BRUNI E FAMÁ, 2008, p. 116)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com