TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custeio por Absorção

Por:   •  8/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

Custo de Absorção

De acordo com Neves e Viceconti (2003, p.33), o Custeio por Absorção é um processo de apuração de custos, que possui como objetivo ratear todos elementos (fixos e variáveis) em cada fase de produção. Dessa forma, o custo é absorvido quando for atribuído a um produto, assim cada produto recebe sua parcela no custo até que o valor aplicado esteja totalmente absorvido pelo custo dos produtos vendidos ou pelos estoques finais.

É extremamente importante que se entenda a diferença de custos e despesas para o Método de Custeio por Absorção. Assim, entende-se como Custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim de uma empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço. E entende-se por Despesa como os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas que não estão envolvidos no processo de manufatura ou transformação do produto.

Com as definições e conceitos apresentados, de acordo com Moura (2005), em análise dos principais autores da Contabilidade, não há um melhor método de custeio, mas é inegável que o Método de Custeio por Absorção traz o benefício de que a empresa estaria de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade e a legislação fiscal, enquanto por meio de outro métodos a única vantagem seria de que a empresa teria informações importantes para tomadas de decisão.

Já Ribeiro (1997) também ressalta que a recomendação do Custeio por Absorção é feita por ser considerada o único método de custeio aceito pelo fisco (órgão fiscalizador na esfera federal) e pela contabilidade financeira, atribuindo à obrigação da legislação do Imposto de Renda esse feito. Sendo assim, importante os custos estarem de acordo com as exigências da legislação fiscal e societária trazendo novamente o Custeio de Absorção como método que mais se encaixa.

Custeio por Absorção e suas principais características

De acordo com Padozeve (2010), o mesmo define o Custeio por Absorção através de uma comparação com o Custeio Direto, dizendo que no método do Custeio Direto são considerados para fazer o custo unitário dos produtos e serviços os elementos de custos diretos e variáveis, ou seja, aqueles que têm possibilidade de clara identificação com cada unidade de produto ou serviço produzido. Enquanto Custeio por Absorção, os custos indiretos são atribuídos aos produtos e serviços por critérios de absorção ou rateio.

As principais características do Custeio por Absorção são:

Englobar custos fixos, variáveis, diretos e indiretos;

Necessitar de critérios de rateios;

É o critério legal exigido no Brasil;

Os resultados são influenciados pelo volume da produção;

Não identificar a margem de contribuição;

Estabelecer o custo total unitário do produto e/ou serviço;

Indicado para decisões realizadas a longo prazo.

Os custos que são incluídos no método de Custeio por Absorção são os referentes à aquisição e transformação, e também qualquer outros custos diretamente atribuíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com