TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional - Controller

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.421 Palavras (18 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Polo de Taguatinga (DF) - Brasília
Curso de Ciências contábil
6°Semestre

DESAFIO PROFISSIONAL:

Contabilidade Tributária; Gerenciamentos Estratégico de Custos; Laboratório de Gestão Contábil; Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária; Contabilidade de Orçamento.

Kelly Souza Tarão (RA: 2851212417)
Oseias Carneiro da Silva (RA: 2858103711)
Ronis dos Reis de Santana (RA: 2852157394)
Rayane Gonçalves Silva de Lacerda (RA: 6037418651)

Tutor EAD: Rafaela Audibert Vieira da Silva

Taguatinga-DF, 15 de Novembro

                  2017

              Publicação

Kelly Souza Tarão (RA: 2851212417)
Oseias Carneiro da Silva (RA: 2858103711)
Ronis dos Reis de Santana (RA: 2852157394)
Rayane Gonçalves Silva de Lacerda (RA: 6037418651)

DESAFIO PROFISSIONAL:

Contabilidade Tributária; Gerenciamentos Estratégico de Custos; Laboratório de Gestão Contábil; Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária; Contabilidade de Orçamento.

O desafio profissional é com base nas matérias estudadas no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp, disciplinas norteadores: Contabilidade Tributária; Gerenciamentos Estratégico de Custos; Laboratório de Gestão Contábil; Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária; Contabilidade de Orçamento, a que será utilizado como Atividade Avaliativa. do 2º semestre 2017.

Tutor EAD: Rafaela Audibert Vieira da Silva

Taguatinga-DF, 15 de Novembro

                  2017

              Publicação

RESUMO

Tendo em vista o desafio proposto neste trabalho, Foi feito um levantamento de uma empresa fictícia onde após uma pesquisa dos elementos abordados, confeccionamos as planilhas que se fazia preciso utilizando se das tabelas de tributação e porcentagens, preparando os cálculos de DRE projetada com as margem de contribuição, foi proposto que seriamos o controller da empresa, assim o fizemos apresentando as planilhas e os relatórios a qual se fazia necessário ao mesmo.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO5

DESENVOLVIMENTO6

1 – TABELAS TRIBUTOS SOBRE VENDAS E ENCARGOS TRABALHISTAS 6

1.1 – Atividade 1 6

1.2 – Atividade 2 8

2 – ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS DA EMPRESA 10

2.1 – Atividade 1 10

2.2 – Atividade 2 12

2.3 – Atividade 3 12

3 – DRE PROJETADA 13

3.1 – Atividade 1 14

3.2 – Atividade 2 e 315

3.3 – Atividade 4 15

4 – MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 16

5 – IMPOSTOS COMO ELES SÃO ADMINISTRADOS 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS22


INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como fonte norteadora uma empresa que existe há várias décadas no mercado fornecendo produtos de alta qualidade tanto para o mercado interno quanto ao mercado externo, o autor desse desafio nos propôs sermos o Controller dessa empresa, iremos ver uma história hipotética referente aos dados de produção, custos, impostos e demais itens que sejam uteis para a determinação de uma finalização conclusiva desse trabalho.

Fazendo levantamento de informações passadas e atuais fazendo uma projeção para a empresa no futuro, seja elas empresariais e/ou políticas, vemos que sua vida financeira não está muito boa pelos relatórios apresentados, a empresa além de depender da moeda nacional, depende também da moeda estrangeira, pois é uma exportadora também, após nosso brainstorming (levantamento de informações) sobre crise política, imigração, guerras religiosas, corrupção, escravidão ainda existente em vários países entre outros fatores que acabam por prejudicar o setor de alguma forma. O Diretor Comercial nos informou que houve uma queda grande nas vendas no mercado interno. Atualmente ela conta com 715 colaboradores mas pretende reduzir essa quantidade em cortando 15 de sua folha de pagamento, pretende também ter redução com despesas fixas e variáveis e renegociar o custo da matéria prima e outros acessórios usados no produto final. (ARAUJO, 2017)

Com essas informações já podemos iniciar com a execução dos itens a serem buscados de forma coerente e instrutiva para que não surja dúvida ao empresário e muito menos ao Controller, que será responsável por todo o processo de levantamento de informações para que o diretor tem piso firme para tomada de decisão correta.


DESENVOLVIMENTO

1 – PASSO 1

  1. Atividade 1

Pondo em prática pede-se a Atividade 1 a elaboração de uma “Tabela prática de tributos sobre as vendas”, federal, estadual, com sua fundamentação legal (nome e número da norma que o regula), para os regimes de não cumulatividade e cumulatividade tributária, ignorar a eventual substituição tributária, contemplando os regimes tributários do lucro real, presumido, arbitrado e simples federal.

Tabela 1 – Tabela Prática de impostos e taxa sobre vendas

TRIBUTO

(FEDERAL/ESTADUAL/

MUNICIPAL)

TRIBUTO/

OBRIGAÇÃO

REGIME TRIBUTÁRIO

DESCRIÇÃO DA OBRIGAÇÃO

Nº. LEI

ALÍQUOTA

Estadual

ICMS- Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços.

Lucro Real

É um imposto que incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. A arrecadação advinda desse tributo é encaminhada para os estados e usado por eles para as diversas funções.

Lei Complementar 87/1996 (a chamada “Lei Kandir”), alterada posteriormente pelas Leis Complementares 92/97, 99/99 e 102/2000.

O cálculo do ICMS é feito multiplicando o valor da mercadoria pela alíquota vigente. Porém, é necessário observar que devido às diferentes alíquotas, o ICMS poderá variar da origem para o destinatário. Além disso, existe a questão da substituição tributária que deverá ser levada em conta na hora do cálculo do imposto devido.

Federal

Imposto de importação, reorganiza os serviços aduaneiros.

O Imposto sobre a Importação incide sobre mercadoria estrangeira e tem como fato gerador sua entrada no Território Nacional. 

Decreto - Lei nº 37, dispõe sobre o imposto de importação, reorganiza os serviços aduaneiros e dá outras providências.

Para fins de incidência do imposto, considerar-se-á também estrangeira a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada, que retornar ao País, salvo se: (Incluído pelo Decreto-Lei nº 2.472, de 01/09/1988)

a) enviada em consignação e não vendida no prazo autorizado; (Incluído pelo Decreto-Lei nº 2.472, de 01/09/1988) ...

Federal

A Contribuição para o PIS/Pasep, com a incidência não cumulativa, incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica.

Lucro Real

Dispõe sobre a não-cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), nos casos que especifica; sobre o pagamento e o parcelamento de débitos tributários federais, a compensação de créditos fiscais, a declaração de inaptidão de inscrição de pessoas jurídicas, a legislação aduaneira, e dá outras providências.

Lei10.637/02 Dispõe sobre a não-cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

A Contribuição para o PIS/Pasep, com a incidência não cumulativa, incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

Federal

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, com a incidência não cumulativa.

Da cobrança não-cumulativa da COFINS

É um imposto que incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

Lei nº 10.833/13. Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências.

A base de cálculo da Cofins é o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica. A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, com a incidência não cumulativa, incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

Federal

CSLL - Institui a contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas, destinada ao financiamento da seguridade social.

Lucro Presumido

Fica instituída contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas, destinada ao financiamento da seguridade social.

Lei nº 7.689/88 - Institui contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas e dá outras providências.

A base de cálculo da contribuição é o valor do resultado do exercício, antes da provisão para o imposto de renda.

Federal

IRPJ - Imposto de Renda - Pessoa Jurídica

Lucro real, presumido, ou arbitrado,

Dispõe sobre a legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social, o processo administrativo de consulta.

Lei nº 9.430/96 - Dispõe sobre a legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social.

O imposto a ser pago mensalmente na forma deste artigo será determinado mediante a aplicação, sobre a base de cálculo, da alíquota de quinze por cento.

Decreto

Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI.

O imposto incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, obedecidas as especificações constantes da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI

Decreto nº 7.212/10 -
Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializa

Fonte: Desafio Profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (514.1 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com