TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXERCÍCIO CONTROLADORIA

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

EXERCÍCIO CONTROLADORIA

DISCIPLINA: Controladoria

PROFESSORA: Julyana Goldner Nunes

DATA: 22/04/2019

GRUPO: Gustavo Pazito Alves ,Luiz Fernando e Yago Santos.

  • A partir da definição dos fatores relevantes considerados no desempenho da produção, a primeira medida seria quantificar a ociosidade, o desperdício e o retrabalho para assim estabelecer metas aceitáveis para cada item, em determinado período de tempo. Essa monitoração visa otimizar o processo produtivo e reduzir perdas. Uma outra medida seria a avaliação do produto final, para verificar se de fato, foi feito dentro dos padrões e diretrizes da empresa para aquele item.

  • Além disso, uma pesquisa dos produtos concorrentes no mercado, junto à outra pesquisa, esta envolvendo um feedback do consumidor final. A análise conjunta dessas informações serviria para entender o que o consumidor final busca nos produtos, o que a empresa oferece como diferencial, e como os concorrentes se sobressaem em termos de satisfação com o cliente.
  • É essencial que o planejamento estratégico aconteça, e a partir dele, a empresa identificará seus pontos fortes e fracos, interna e externamente, tornando-se possível um melhor direcionamento de seus objetivos.  A partir disso, o planejamento operacional e execução serão peças chaves para que a empresa alcance seus propósitos, ligado a um rigoroso controle periódico das atividades. Um bom controle sustentará o aprimoramento da qualidade dos produtos, de acordo com as diretrizes estabelecidas.
  • Um sistema de controle de qualidade através de amostragem dos produtos; Utilização de planilhas e gráficos mais dinâmicos, com o intuito de disseminar e padronizar as informações para os superiores e funcionários, e ainda, a utilização dos indicadores de perdas para tomada de decisão.

2

                                   

  • EMPRESAS: PEROLA LTDA e ESMERALDA S/A

A Perola Ltda é uma empresa pequena comparada a Esmeralda S/A e também trata-se de uma empresa familiar. Um Organograma atual da empresa pode ser definido assim:

[pic 2]

  • Quanto aos processos de gestão da empresa trata-se de identificar              alguns processos que seja favorável. Na contabilidade gerencial pode ser definido vários setores para controle como de Equipamentos, Departamento Pessoal, Serviços, e o que já existe, o Financeiro. Uma maior divisão em setores favorece a organização e um maior controle nos processos de gestão. Na Contabilidade Financeira podem ter subdivisões e existir controle de relatórios, como orçamentos, receitas já realizadas, previsões de serviços entre ontros. A controladoria pode ser presente na empresa para auxílio na tomada de decisões na identificação de eventos futuros e relatórios.

  • A Esmeralda S/A por ser uma empresa de capital aberto é de Grande Porte vai demandar mais dos processos de Gestão e de controladoria. O processo de gestão pode ser alavancado por setores e nesses setores existir um supervisor (líder) para comandar e passar todas as informações para o Controller. A Contabilidade Gerencial deve ser muito bem estabelecida com processos bem definidos, como Financeiro, Operacional, Administrativo entre outros. Na contabilidade Financeira, demanda-se vários usuários e informações por parte dos mesmo para compactação de Relatórios e fechamento de Balanços, Demonstração de Resultados decorrendo-se da publicação das Demonstrações como obrigatório. A controladoria é de extrema importância na empresa pois será ela que dará o auxílio necessário para a tomada de decisões dos diretores, organizar informações, controlar os processos de gestão entre outras tarefas.
  • A definição do controle gerencial, controladoria e contabilidade gerencial  da indústria petroquímica será de maior complexidade devido ser uma empresa de grande porte e por ter ações na bolsa de valores, onde o controle gerencial tem impactos significativos( nas informações geradas paras os usuários internos e externos) tanto na estratégia organizacional em seu ambiente e também  assegurar que todas as organizações se oriente conjuntamente com os objetivos da direção dos membros da alta administração; já  a prestadora de serviço de jardinagem, a  complexidade o sistema gerencial não será tão grande pois

 

  • O controller nas duas empresas vai ter o objetivo basicamente de identifica, medir, acumular, analisar, preparar, interpretar e relata informações (tanto financeiras como operacionais) para uso da administração das empresas, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos, onde as empresa espera-se que o profissional seja pós graduado e a o posicionamento dentro da empresa que vai diferenciar entre as empresas que na prestadora de serviço o controller vai ser subordinado ao sócio maioritário e dono da empresa e na petroquímica a alta administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (310.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com