TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Controladoria

Por:   •  22/2/2019  •  Abstract  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

1. O conteúdo da Contabilidade Financeira é suficiente para o processo de gestão empresarial? Por que? Quais são os seus pontos fortes e fracos?

R- A contabilidade financeira não é suficiente, pois também a necessidade da contabilidade gerencial de forma comitante para que a gestão empresarial seja completa. Pontos fortes: usuários externos, é mais verificável e precisa; Pontos fracos: é restringida pois só trabalha com a moeda corrente e só se utilizam de eventos passados.

2. Quais são os pontos principais que diferenciam a Contabilidade Financeira e a Controladoria? Justifique.

R- Os custos ou valores utilizados, onde a Contabilidade financeira utilizada só os custos históricos, enquanto que a controladoria utiliza-se de custos e preços de venda, históricos e projetados; Os princípios contábeis geralmente aceitos que podem impedir uma visão mais adequada do desempenho e da avaliação econômico-financeiro da empresa. Para a controladoria os princípios não são restrições e outros critérios de avaliação podem ser utilizados, com o intuito de controle econômico e tomada de decisão.

3. A Controladoria pode ser vista como um ramo do conhecimento, bem como uma unidade administrativa. Descreva resumidamente o que significa cada um deles.

R- Ramo do conhecimento: estabelece as bases necessárias para elaboração dos relatórios que supram adequadamente os gestores com informações suficientes para tomada de decisão.

Unidade administrativa: é responsável peça coordenação e disseminação da gestão.

4. Qual a missão da Controladoria e quais objetivos devem ser observados para o seu cumprimento.

R- Missão: assegurar a otimização do resultado econômico das organizações.

Objetivos: eficiência organizacional, gestão econômica e integração das responsabilidades.

5. Como deve atuar a Controladoria para o bom andamento dos trabalhos em uma empresa?

R- A controladoria deve coordenar, participar, interagir e induzir as equipes visando direcionar os esforços para um resultado comum.

6. Quais são as responsabilidades da Controladoria em decorrência da missão e dos objetivos delegados pela Alta Administração da empresa?

R- Classificar como as decisões são ou devem ser tomadas; mensurar corretamente o resultado dos eventos, produtos, atividades e áreas; e informar adequadamente os gestores no apoio à tomada de decisão.

7. Quais tipos de autoridade são exercidos pela Controladoria?

R- Contabilidade, pois essa será a linguagem utilizada em seus trabalhos; Economia, pela utilização de conceitos de valor econômico; Administração, para uso de suas ferramentas, técnicas e procedimentos de gestão; Estatística, para avaliar condições de risco e incerteza através da teoria das probabilidades; Direito, para compreender a Legislação Tributária; Matemática, para mensuração e cálculo dos valores econômicos e dados da empresa; Sociologia, entendimento dos conceitos como níveis de responsabilidade, autoridade, poder, etc, no processo de gestão; e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com