TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Fixação

Por:   •  8/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Prof. Samuel Martim de Conto

Avaliação 1: 25/04/2023

A prova é composta por 20 questões:

i) Questões de 1 a 7 são objetivas, sendo que há apenas uma resposta válida;

ii) Questões 8 a 20 são relacionadas aos cálculos, então no link do preenchimento das respostas insira somente o resultado final;

iii) Cada questão tem peso de 0,5.        

Boa prova.

1) Analise o gráfico a seguir:

[pic 1]

Com base no gráfico e nos seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) O Brasil se encontra, segundo o censo de 2000, na fase da pré-transição demográfica com taxas altas e coincidentes de natalidade e mortalidade.

b) Desde os primeiros levantamentos, até 1960, a taxa de natalidade permaneceu estável, ao redor de 45%.

c) Somente em 2000 a tendência anteriormente delineada alterou-se, tanto a redução da taxa de mortalidade quanto a taxa de natalidade.

d) A existência de um número cada vez menor de nascimentos e, consequentemente, de jovens justifica a previsão de que o Brasil deve superar, em curto prazo, os problemas de desemprego e de precarização do trabalho.

2) Sobre a taxa de fecundidade no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I. O declínio da fecundidade está diretamente relacionado à ampliação do acesso às informações e à modificação das relações familiares advinda da entrada das mulheres no mercado de trabalho.

II. Atualmente, verifica-se uma relação diretamente proporcional entre o grau de instrução das mulheres e as taxas de fecundidade.

III. O controle de natalidade, aplicado no período militar, inaugurou a política de compensações sociais em troca da esterilização, o que contribuiu para a mitigação da pobreza no país.

IV. Entre 1990 e 2000, nas regiões mais pobres, como o Norte e o Nordeste, persistiu a tendência de aumento das taxas de fecundidade, o que contribuiu para o estrangulamento do sistema assistencial brasileiro.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) II, III e IV.

3) Analise o gráfico a seguir:

Proporção da População por Grandes Grupos de Idade - 1980-2000

[pic 2]

Com base no gráfico e nos seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) A diminuição da participação dos jovens na população brasileira é expressiva no período, o que poderá trazer consequências futuras para o equilíbrio do sistema previdenciário oficial, em que a população em idade ativa contribui com valores que pagam a aposentadoria dos idosos.

b) A disparidade entre o número de jovens e adultos contribui para o desequilíbrio no mercado de trabalho, que se reflete no privilegiamento dos adultos no que tange à ocupação dos postos de trabalho.

c) A participação percentual de crianças no conjunto da população está diminuindo sensivelmente, o que tem motivado a readequação do sistema previdenciário, de forma a atender à demanda futura.

d) O crescimento vegetativo da população tem se dilatado, em uma razão direta da diminuição da taxa de natalidade combinada com o aumento da taxa de mortalidade.

4) Assinale as respostas incorretas:

I) Quando dividimos os óbitos com menos de um ano de vida pelo total da população estamos perante a taxa de mortalidade infantil. 
II)
 Se dividirmos o total de nascimentos num determinado período pela população centrada em julho do ano obteremos a taxa bruta de natalidade.
III) A Tábua de Mortalidade é construída a partir de uma coorte hipotética de 100.000 nascimentos.

IV) O índice de longevidade representa a relação do número de pessoas com 65 ou mais anos com o total da população.

V) A Tábua Biométrica permite definir a probabilidade de mortalidade por idade para estabelecer os valores dos seguros de vida e de pensões.

VI) A Tábua Biométrica permite definir a probabilidade de sobrevivência por idade para estabelecer os valores das aposentadorias.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):

a) somente I e III

b) somente a II.

c) somente I e IV.

d) II, III, IV e VI.

5) Em 2000, o Censo realizado em um determinado município mostrou a seguinte distribuição populacional, segundo faixa etária e sexo:

Faixa etária em anos

Homens

Mulheres

Total

0 a 14

400.000

400.000

800.000

15 a 64

300.000

400.000

700.000

65 ou mais

100.000

200.000

300.000

Total

800.000

1.000.000

1.800.000

Fonte: Dados do Censo.

Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta:

a) Em 2000, havia 110 mil idosos do sexo masculino e 200 mil do sexo feminino, o que representa uma razão de sexo, segundo a definição do IBGE, de 50 homens para cada 100 mulheres.

b) O índice de envelhecimento é de 37,5 pessoas idosas para cada 100 pessoas de 0 a 14 anos.

c) A população em idade ativa, segundo a definição do IBGE, era de 1 milhão de pessoas.

d) A taxa intrínseca de crescimento populacional é o quociente entre a população de pessoas entre 0 a 64 anos e a metade da população dos idosos.

6) Tábua biométrica é uma tabela com dados demográficos, sendo a base para cálculos atuariais. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Instrumento científico utilizado para expressar a probabilidade de ocorrência de eventos relacionados à sobrevivência, invalidez ou morte de pessoas que queiram participar, por exemplo, de um plano de previdência complementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com