TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DO CUSTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA E REDUÇÃO DE CUSTOS

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 13

O IMPACTO DO CUSTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA E REDUÇÃO DE CUSTOS

Aline Alves

Jucinei Bonamigo

Roberto da Silva Pinto

Wilson Schiler

Tutor Externo: Joldmar Duarte Bello

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB 0262) – Prática do Módulo V

18/06/17

RESUMO

Conhecer e gerir os custos é de suma importância para que os administradores tenham sucesso com suas empresas. Para serem competitivas no mercado atual as empresas devem ter preços que se destaquem entre seus concorrentes. Mas para determinar o preço de venda o administrador deve calcular todos os custos que envolvem a produção de determinado produto. Dentre estes podemos destacar a mão de obra, que pode ser dividida em mão de obra direta e/ou indireta. O custo da mão de obra é formado pelo salário dos operários mais os encargos trabalhistas tais como, FGTS, INSS, RAT, entre outros. A redução dos custos de produção deve ser uma busca incessante nas empresas, pois percentuais que parecem insignificantes podem representar uma lucratividade expressiva no fechamento do exercício. Existem diversas formas das empresas buscarem reduzir os custos de forma sustentável e rentável. Cada empresa deve ter um olhar crítico para dentro delas mesmas e detectar as oportunidades de redução de custos que podem ser postas em pratica, buscando formas alternativas para aumentar o lucro.

Palavras-chave: Folha de pagamento. Redução de custos. Alternativas sustentáveis e rentáveis.

1 INTRODUÇÃO

Interagir financeiramente dentro das áreas de uma empresa é questão de necessidade nos dias atuais. Os setores não são mais vistos como independentes, sendo correlatos para a confecção de preços de venda, contemplando o custo de cada parte do processo de fabricação e venda, partindo de despesas de folha de pagamento, custos com produção entre outros.

Formular uma prática de vendas que seja lucrativa e possa também ser competitiva no mercado é o foco das gestões. Cabe captar as influências a que cada custo gera no preço final de um produto, administrando as tipificações dos custos, seu impacto na formação do preço, e analisando periodicamente os gastos para buscar alternativas adequadas para reduzir custos e aumentar a rentabilidade da empresa.

2 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS CUSTOS DAS CORPORAÇÕES

Na atualidade, com a competitividade do mercado é de suma importância para os administradores conhecerem minuciosamente os processos de produção, qualquer detalhe é decisivo para o sucesso ou fracasso da empresa. Um fator muito importante nas tomadas de decisão é conhecermos os custos atrelados a fabricação dos produtos e ao bom andamento da empresa. O administrador tendo o total conhecimento destes custos terá a oportunidade de gerencia-los, buscando formas de reduzi-lo ocasionando assim inúmeros benefícios para a empresa dos quais podemos citar:

• Estando a par dos custos e despesas a tomada de decisão dos gestores se torna mais concreta;

• Conhecendo os custos podemos estimar o lucro desejado e adequar o valor de venda dos produtos;

• Um preço final do produto atrativo ao consumidor e fazendo frente a concorrência.

Um dos principais desafios enfrentados pelos comerciantes é estabelecer uma prática de formulação e análise do preço de venda que seja confiável, que considere todos os custos e despesas envolvidas neste processo e que torne a empresa mais competitiva e lucrativa. Além do retorno sobre os investimentos, os preços também devem proporcionar o crescimento e a continuidade do negócio. (LORENTZ, 2016, p. 241).

Alguns fatores que fazem parte da formação do preço de venda dos produtos são:

• Matéria-prima;

• Insumos relativos ao funcionamento e produção;

• Mão de obra;

• Depreciação dos equipamentos.

A mão de obra no cotidiano da empresa é um dos principais pontos para que o desenvolvimento aconteça.

A mão de obra compreende os gastos com o pessoal envolvido diretamente ou indiretamente na produção da empresa industrial, englobando salários, encargos sociais e trabalhistas, como INSS, FGTS, seguro contra acidentes de trabalho, 13º Salário, férias etc. (LORENTZ, 2016, p. 89).

A mão de obra no contexto empresarial é dividida em duas categorias:

• Mão de obra direta (MOD) corresponde ao trabalho relativo a confecção do produto em si;

• Mão de obra indireta (MOI) é o trabalho que não está ligado diretamente ao produto, mas de fundamental importância para o funcionamento geral da empresa.

As duas categorias também possuem diferenciação quanto a atribuição nos custos do produto conforme relata Lorentz (2016, p. 90)

“A MOD será atribuída diretamente à produção em função do tempo efetivamente trabalhado na produção (hora) multiplicado pelo valor da taxa (valor) de MOD/hora [...]. A MOI, que é classificada como custos indiretos de fabricação (CIF), será distribuída aos produtos fabricados por meio de rateio”.

3 INFLUÊNCIA DOS CUSTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO NO PREÇO DE VENDA

Hoje o que mais instiga os gestores é a formação do preço de venda dos produtos, essa tarefa permite estabelecer o percentual de lucro que a empresa pretende receber, mas para isso precisamos saber detalhadamente todos os custos de produção e os demais gastos para que as provisões tenham a mais alta precisão.

O custo do produto é formado pelos materiais diretos (matéria-prima e materiais para embalagem), a mão de obra direta (folha de pagamento relativo aos funcionários da produção) e os custos indiretos da fabricação (folha de pagamento da área administrativa, impostos entre outros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com