TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Operacional

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

Exercício

1) Por que a elaboração do orçamento das despesas de vendas deve ocorrer concomitantemente à do orçamento de vendas?

R: O orçamento das despesas de vendas será importante para tomada de decisão, já que com ele é possível calibrar o quanto das vendas será direcionado para as despesas.

2) Quais são as quatro razões que demonstram a importância da projeção cuidadosa de despesas e o uso das informações resultantes para fins de planejamento, controle e avaliação adicional?

  • Organizar as informações de maneira a que possam ser agregadas na projeção da Demonstração do Resultado;
  • Estimar com realismo as entradas e saídas de recursos;
  • Organizar e registrar as despesas por centro de responsabilidade;
  • Dividir as despesas de acordo com a variabilidade, relação com o produto ou processo ou por comportamento.

3) Assinale a alternativa que não contém um exemplo de despesas de vendas:

(    ) a. Propaganda.

(x) b. Juros de Financiamento para aquisição de imobilizado.

(    ) c. Comissões de vendedores.

(    ) d. Amostras grátis.

4) Analise as seguintes afirmativas:

I. As despesas administrativas possuem característica de maior controle, pois são pouco influenciadas pelas decisões da administração.

II. As despesas operacionais são a junção de todas as despesas necessárias para a gestão das operações da empresa.

III. As despesas administrativas são predominantemente variáveis.

IV. As despesas com vendas compreendem todos os gastos efetuados com a venda e a distribuição dos produtos.

Assinale a alternativa correta:

(    ) a. Apenas as afirmativas I, II e IV.

(    ) b. Apenas as afirmativas I e III.

(x) c. Apenas as afirmativas II e IV.

(    ) d. Apenas as afirmativas II, III e IV.

5) Como ocorre a implantação de um processo orçamentário eficaz de despesas de pesquisa e desenvolvimento?

R:         Medir a eficácia das atividades de pesquisa e desenvolvimento definitivamente não se constitui numa atividade simples. Isto porque, na maioria dos casos não se pode medir sua rentabilidade diretamente. Portanto, é necessária a aplicação de mecanismos que permitam a aproximação destas informações e assim, constituir parâmetros para alocar os gastos desta natureza. Neste sentido, a AECA (1992) propõe alguns procedimentos que podem contribuir nesta tarefa, são eles:

  • Criar um sistema que permita a iniciação, seleção e aprovação dos gastos vinculados a pesquisa. Para isso, os colaboradores devem ser estimulados mediante incentivos ou outros métodos, a apresentar propostas para novos produtos e melhorar processos. A seleção e avaliação das propostas pode ser realizada com aplicação de um conjunto de critérios;
  • Na medida do possível, as atribuições realizadas para a área de pesquisa devem basearse em projetos específicos; cada projeto deve conter uma descrição completa da atividade a ser realizada, o tempo de duração, a natureza e montante de recursos orçamentários e uma estimativa de retorno do projeto;
  • Devem ser preparados relatórios periódicos que mostrem os resultados alcançados e a probabilidade de êxito no futuro;
  • Deve-se realizar comparações periódicas entre os gastos orçados e os realizados, tanto por projeto como, por centro de responsabilidade. O orçamento de pesquisa e desenvolvimento pode apresentar substancial aplicação de recursos em determinadas organizações, para tanto, deve ter um planejamento e controle adequado.

 

6) Faça um resumo (entre 10 e 20 linhas) sobre os critérios do orçamento de despesas de propaganda e publicidade.

R: A implantação de um processo orçamentário eficaz nesta área pressupõe, em primeiro lugar, planificar e avaliar os projetos, para posteriormente agrupá-los de acordo com o horizonte de tempo desejado para o alcance de seus objetivos, sejam de curto ou longo prazo. Abaixo estão descritos os critérios para estabelecimento das despesas do orçamento de propaganda e publicidade:

a) Baseado na relação com as vendas:  Esse método consiste em estabelecer um percentual sobre o valor total das vendas. Porém, ele não pode ser utilizado como uma métrica única e válida para todas as

situações.

b) Baseado nos recursos disponíveis: Este método considera que a propaganda e publicidade é uma despesa discricionária, que origina-se a partir de decisões de subsídios periódicos. O recurso destinado à publicidade pode ser simplesmente o valor

c) Baseado nos Competidores: Um dos fatores a ser considerado na definição dos recursos a serem destinados à publicidade é o esforço realizado pelos concorrentes.

d) Baseada em valores por unidade: Em vez de estabelecer o orçamento de propaganda e publicidade de acordo com uma porcentagem sobre as vendas, o recurso pode ser baseado em um custo unitário segundo o grupo de produtos, cliente ou divisão.

e) Baseada na quantidade global: Este método estima a relação entre as despesas publicitárias e seus efeitos, pois a projeção de recursos para as atividades publicitáriasocorre após a orçamentação de todos os demais gastos.

f) Baseado em pesquisa de mercado: A pesquisa de mercado pode determinar a relação provável entre as características demográficas da população e o meio publicitário escolhido.

Entre os métodos apresentados, a organização deve escolher aquele que seja mais adequado às características de negócio. Pode inclusive optar por mais de um, utilizando para cada meio publicitário um método especifico de projeção e avaliação.

7) Sobre o orçamento de produção, assinale Verdadeiro ou Falso:

(V) A grande vantagem da forma de produção constante é a maior previsibilidade e consequentemente, menor margem de erro nas solicitações de suprimento.

(V) Na forma de produção por ciclos  os estoques são mantidos ao mínimo e a produção mensal varia em função das vendas.

(F) A forma de produção por ciclos é adotada em situações em que não há necessidade de produção ao longo do ano.

(V) Dentre as vantagens da produção por ciclos pode-se destacar a redução dos custos de substituição de equipamentos, associado à redução da perda de tempo com ajuste das máquinas para a fabricação de outros produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com