TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARADIGMA DA CONTROLADORIA

Por:   •  11/8/2015  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

O PARADIGMA DA CONTROLADORIA

Wesley Fernando Carvalho de Souza

Faculdades Integradas Rui Barbosa - Firb

Bacharel em Ciências Contábeis

Orientadora: Eliane Vargas

INTRODUÇÃO        

O que torna a controladoria fascinante é sua área de atuação, pois, o controlador ou controller participa e conhece cada setor da organização, desde a produção ou serviços até a elaboração de relatórios. Uma das ferramentas mais importantes da controladoria é preparar os diretores com informações que auxiliam na tomada da decisão e acompanhar os resultados, reduzindo fatores indesejáveis. A Controladoria possui uma metodologia de aplicação fantástica, ou seja, ela possui um método baseada no processo de controle, busca intensiva por padrões de qualidade previamente estabelecidos e foco no planejamento para cumprir as metas traçadas pela organização financeira ou operacional. Seguindo este contexto, a discussão tem como objetivo mostrar o modelo da controladoria, como surgiu no Brasil, para que serve, missão e sua função.

DESENVOLVIMENTO

A Controladoria é um segmento da Administração ou da Contabilidade, que pode ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. O controlador ocupa uma área de staff na empresa, ou seja, de assessoria e consultoria.[pic 1][pic 3][pic 2]

A Controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, seu propósito é garantir o resultado da empresa.

Segundo Mossimann, Clara 1993,

“Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizado sob dois enfoques:

  1. Como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa;
  2. Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências. (Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente Contabilidade, são as forças de gestão econômica da empresa)” .

A Controladoria no Brasil deriva-se da Revolução Industrial, pois no inicio do século XX as empresas começaram a se fundir, e por conta das fusões formou-se muitos grupos empresarias que para se manter tiveram que buscar mercados fora de suas fronteiras surgindo então às famosas multinacionais. E no inicio quem mais explorou nosso pais foram as multinacionais norte-americanas, que enviavam seus gestores (controllers) para ensinar como gerir a empresa.

[...] No Brasil, a função do Controller emergiu com a instalação de empresas multinacionais norte-americanas no país. Nessa época, profissionais dessas empresas vinham para ensinar as teorias e práticas Contábeis, desenvolvendo e implantando sistemas de informações que fosse capaz de atender aos diferentes tipos de usuários da Contabilidade, inclusive para manter um adequado sistema de controle sobre as operações dessas empresas. (STÁVALE JÚNIOR, 2015, online).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com