TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas De Programacao

Trabalho Universitário: Paradigmas De Programacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

Os paradigmas de programação são muitas vezes diferenciados pelas técnicas de programação que proíbem ou permitem. Por exemplo, a programação estruturada não permite o uso de goto. Esse é um dos motivos pelo qual novos paradigmas são considerados mais rígidos que estilos tradicionais.

Cada linguagem de programação aceita um estilo ou grupo de normas para que você escreva o programa e não se perca naquele texto todo. Esse estilo é o que chamamos de Paradigma de Programação. Talvez os 2 mais comuns hoje em dia sejam:

o Programação Procedural

Nesse tipo de programação, o programa é dividido em partes menores, que são então divididas em partes menores ainda, e menores, e menores, até que aquele problema gigantesco seja transformado em trocentos problemas menores. É o famoso “Dividir para conquistar”.

Por exemplo, eu quero um programa que me gerencie as notas dos alunos de uma escola. Para isso, o programa tem que ser capaz de ler esse monte de notas e alunos, realizar as médias, me dar os valores das notas finais, calcular quem passa e quem fica de recuperação. Tem que ser capaz também de recalcular baseado nas recuperações e mais uma pá de outras funções que não vêm ao caso.

o Programação Orientada a Objetos

Esse estilo de programação é muito parecido com a Programação Procedural, mas tem uma diferença principal. Na Programação Orientada a Objetos (Object-Oriented Pogramming, POO ou ainda OOP) a idéia principal é fazer com que o programa e seu funcionamento se pareçam ao máximo com o mundo real, visando entender melhor aquilo tudo que está escrito. Na POO, cada uma das funções ou procedimentos do programa estão dentro do que a gente chama de classe.

Cada classe representa um objeto do mundo real, possuindo suas características e ações. Então, criando aquele programa anterior, teríamos classes para Alunos e classes para Notas, por exemplo.

É um paradigma muito utilizado nos dias de hoje, principalmente quando falamos em criação de jogos ou outros programas de alta complexidade.

Cada linguagem de programação aceita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com