TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL DOS ALUNOS DE CONTABILIDADE E SUAS PESPECTITIVAS

Por:   •  1/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

O Perfil dos Alunos de contabilidade e Suas PESPECTITIVAS.

[1]

RESUMO:

Esse trabalho é uma abordagem ao campo de atuação do contabilista,
no contexto geral apresenta alguns tópicos importantes da economia brasileira e confrontar essas informações com a profissão do contador. Sabe-se que o contador não está mais resumido a escrituração fiscal, o mesmo passou a fazer parte da gestão das empresas, essas questões vão muito além de apenas realizar o balanço patrimônio, mas também compete ao contador tomar decisão ser tempestivo
[2] e ajudar os administradores, gerando economia de recursos, inovação e aumento nos resultados. É necessário entender as perspectivas de mercado para os profissionais, pois é com rapidez que ocorrem mudanças, no mercado que obrigam empresas, produtos e serviços a se adaptarem a este novo cenário. O artigo mostra a dinâmica que os profissionais dessa área têm que aplicar, as expectativas que também deve atender e quais são a perspectivas para os futuros contadores. Inicialmente serão abordadas as necessidades de ter contadores atualizados e posteriormente será apresentado o referencial teórico do perfil esperado de um contador.

ABSTRACT:

This work is an approach to the accounting field, in the general context presents some important topics of the Brazilian economy and confront this information with the profession of the accountant. It is known that the accountant is no longer summarized as tax accounting, it is now part of the management of companies, these issues go far beyond just performing the balance sheet, but it is also the responsibility of the accountant to make timely decision1 and to help administrators , generating resource savings, innovation and increased results. It is necessary to understand the market prospects for professionals, because it is rapidly that changes occur in the market that require companies, products and services to adapt to this new scenario. The article shows the dynamics that the professionals of this area have to apply, the expectations that must also meet and what are the prospects for future accountants. Initially the need to have updated counters will be addressed and later the theoretical reference of the expected profile of a counter will be presented.


PALAVRAS-CHAVE:

Perfil do Contabilista, Crescimento econômico, Contabilidade.

1.0 INTRODUÇÃO

O contador é o profissional responsável por fornecer informações úteis para tomada de decisões nas empresas e é de fundamental importância compreender o cenário atual e as perspectivas de mercado, as possíveis mudanças que são esperadas no país. ele é responsável pela abertura das pequenas empresas e também pela fiscalização da forma correta da realização dos pagamentos de impostos, sabe-se que o contabilista não fica apenas resumido a isso, necessita estar preparado para assumir papel de protagonista na administração das grandes e pequenas empresas, o Brasil sofre influências dos outros países e essas culturas modificam a forma de trabalho e a forma de enxergar o perfil do contador em nossa nação.

Em um mundo de redes onde em apenas um clique tem-se acesso a diversas informações, o contabilista deve desenvolver um diferencial competitivo. O contador por um bom período de tempo ficou conhecido como a pessoa responsável em cuidar dos livros fiscais, e ficava resumido a isso, conhecido como guarda-livros[3] por um grande período. Hoje existe cada vez mais a necessidade de aplicar os conhecimentos do profissional em diversas áreas como auditoria, setor público, acessória, análise de finanças, setor acadêmico, perícia contábil, entre outras tantas no qual envolvem as rotinas profissionais dos contabilistas.  

O objetivo deste artigo é apresentar o perfil desses profissionais, mostrando também que o contabilista deve compreender a nova formação do mercado nacional, além do entendimento ético exercendo uma boa conduta, pois os casos de corrupção no Brasil são altos e são maiores incluse do que em outros países em desenvolvimento, mas o contabilista pode ajudar.

É necessário entender as perspectivas de mercado para o profissional, pois é com rapidez que se tem mudanças, que obrigam empresas, produtos e serviços a se adaptarem a este novo cenário. Através de pesquisas quantitativas aplicadas e exploratórias serão levantado alguns fatores importantes na jornada dos contadores, o perfil esperado desses profissionais e o seu papel no processo de desenvolvimento do nosso país. Através da aplicação de um questionário aos estudantes de Ciências Contábeis com 5 (cinco) perguntas, a uma amostra de  150 (cento e cinquenta) alunos do curso de ciências contábeis no período da noite, obtiveram-se informações para a construção desse artigo. O objetivo é saber quais as perspectivas dos alunos com ralação ao curso e o que os mesmos esperavam para o futuro.

Esse mesmo questionário foi realizado entre os dias 03 à 08 de abril de 2017, com uma amostra de 150 (cento e cinquenta) alunos. Os alunos entrevistados frequentam os 2ª, 3ª e 4ª períodos no turno da noite, na cidade do Recife, no estado de Pernambuco.  Este trabalho teve como principal meta fazer um estudo para analisar qual a pretensão dos alunos quanto ao mercado de trabalho e sua graduação na ária de contabilidade.

Os profissionais contábeis apresentam informações úteis para os gestores, pois as empresas precisão de resultados e estabelecem metas, muitas vezes altas e audaciosas, e são através dessas informações que as respostas para vários questionamentos são encontradas.

As mudanças quem vêm ocorrendo, transformam a economia e obrigam as empresas a pensarem constantemente em seu processo de gestão. De acordo com esse posicionamento é viável questionar qual o papel do Contabilista brasileiro e sua importância para o crescimento econômico. Percebe-se que boa parte das instituições tem como principal foco a contenção de seus custos para economia das empresas e a sobrevivência das mesmas. As grandes empresas têm conhecimento da forte importância da contabilidade e entende esses mecanismos como fator principal para obtenção de bons resultados, porém segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, as empresa de pequeno porte apenas entregam as notas fiscais para a contabilidade, mas não buscam entender a importância da mesma para o seu respectivo crescimento.[4] Este trabalho é importante para mostrar que a falta de um profissional contábil bem preparado pode interferir negativamente na economia do país e no crescimento das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com