TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil dos alunos da puc go

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 10

       PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS[pic 1]

         DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

            CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PERFIL DO ALUNO DE ENGENHARIA CIVIL DA PUC-GO

Resumo

Neste trabalho tem-se como informação principal, relatar o atual perfil dos estudantes de Engenharia Civil da PUC-GO. Neste, apresentam-se alguns dados coletados através de pesquisa de campo onde os alunos aplicaram um questionário, visando relatar as perspectivas e visão geral quando o assunto é engenharia civil, tanto dos alunos ingressantes quanto dos concluintes, com o objetivo de avaliar e comparar o perfil dos estudantes que entram com os que saem.

Palavras-chave: Perfil do estudante, Reestruturação curricular, Avaliação de dados.

Abstract

This work has as main information, reporting on the current profile of the students of Civil Engineering of PUC-GO. In this paper we present some data collected through field research where students applied a questionnaire for reporting the outlook and overview when it comes to civil engineering, both as students entering the graduating in order to assess and chart profile of students entering with coming out.

Keywords: Student profile, curriculum restructuring, data evaluation.

1. Introdução

        Decidir uma profissão por meio de escolhas acadêmicas é uma preocupação constante entre estudantes do ensino médio prestes a ingressar em uma instituição de ensino superior. Após tomada a decisão de qual curso realizar, grande parte dos alunos enfrentam vários questionamentos e incertezas. É bastante comum a maioria dos profissionais formados não se sentirem realizados ou totalmente satisfeitos com seu curso.

         Na maioria das vezes cria-se uma visão contorcida do que realmente é o curso de engenharia civil, as vezes por falta de conhecimento e pesquisa do que é o mercado de trabalho, o que ele tem a oferecer ao estudante, quais são as limitações de atuação do engenheiro civil ou até mesmo as disciplinas que terão que cursar  para enfim se tornarem profissionais bem preparados com todos os atributos pessoais e profissionais que são exigidos hoje em dia pelo mercado de trabalho.

        É notável que o mercado de trabalho atual possui uma gama de opiniões diferentes quando se trata do perfil do profissional graduado não só no curso de engenharia civil mas também em diversos cursos. Com base nessas divergências de opiniões foi realizada uma pesquisa desenvolvida por um grupo de alunos da PUC – Goiás com a orientação da Ms. Professora Talita Pereira Baeta Santos com o objetivo de analisar a visão e expectativas de alunos ingressantes e concluintes do curso sobre o atual e futuro mercado de trabalho, e também algumas opiniões sobre a instituição, corpo docente e o curso de engenharia civil.

2. Revisão Bibliográfica

2.1. Influência na escolha da profissão

A escolha profissional e algo que meche muito com o jovem, podendo ter influencias de vários fatores externos, como exemplo, a influencia dos pais, familiares e também de amigos. Segundo Sampaio (2012) é comum haver situações influenciadoras, onde os filhos escolhem seguir a profissão que os pais exercem. Por isso e importante o esclarecimento do que se quer cursar, para que depois não haja desistências por falta de afinidade pela área escolhida.

“Várias são as situações que podem exercer influência em sua escolha: um pai que diz que o que você optou não tem futuro, um amigo mais próximo que diz que a sua decisão não vai dar dinheiro, um parente que já é profissional no setor que você escolheu e diz estar descontente ou uma má notícia sobre um determinado setor da economia.” (SAMPAIO, 2012).

2.2. Mercado de trabalho

Temos descoberto uma nova realidade se aproximar para futuros e atuais Engenheiros, a saturação do mercado tem feito com que pessoas exijam ainda mais de si mesmo e não porque querem, mas porque precisamos pensar no que fazer para se destacar no atual cenário. O mercado de trabalho no ramo da engenharia cresceu muito nos últimos anos, mas este crescimento não continua proporcional ao numero de graduados no curso, de acordo com o Ministério da Educação (2014) hoje em dia temos um aumento de cerca de 50% em relação ao ano de 2006. Com isso a procura por profissionais qualificados vem aumentando a cada dia.

2.3. Expectativa salarial

        De acordo com estudos constatados com base no mercado, a professora CasaGrande (2012) afirma que os salários pagos inicialmente sofrem uma diversificação de acordo com o cargo que o engenheiro ocupa e se ele trabalha por conta própria, na área pública ou em alguma empresa, e geralmente variam de R$ 4,5 a R$ 6 mil.

2.4. Estágio curricular obrigatório

        Segundo Francisco e Santos (2005), o estágio viabiliza as IES a aquisição de benefícios para estimar a eficácia com que está progredindo o processo de ensino-aprendizagem, correlatando os conteúdos profissionalizantes do currículo com as imposições do mundo do trabalho. Também conforme santos:

“A maioria dos alunos entrevistada permanece subordinada a um mesmo setor durante toda a duração de seu ECS, o que por si só impede que estes estagiários possuam uma visão completa da empresa onde realizam a atividade.” (FRANCISCO e SANTOS, 2005).

2.5. Responsabilidades do engenheiro civil

        De acordo com Moura (2010), o engenheiro deve mostrar a competência de compreender e aperfeiçoar novas tecnologias, estimulando a sua laboração e sua singularidade no reconhecimento e solução de problemas, levando em consideração os aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, em auxílio as diligências da população.

  1. Análise dos resultados

        No mês de abril do ano de 2015, foi aplicado um questionário a dez alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Goiás, Goiânia – GO, sendo cinco cursando o primeiro período do curso, e outros cinco prestes a graduar. Conforme apêndice A foram elaborados onze questões, dividido em discursivas e objetivas, com temas relacionados ao curso, visando ser válida para estudantes de qualquer período do curso, para assim obter uma base de dados e compará-los.

        A elaboração das questões foi realizada em sala de aula, com a presença de todos os integrantes do grupo, assim cada um expôs suas opiniões e ideias para os melhores resultados possíveis. Para um melhor entendimento, foi necessário buscar outras fontes, assim como livros, revistas e internet. Foi realizada correção ortográfica, adaptando as novas regras ortográficas, e uma revisão do orientador (a) do artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (666.6 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com