TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil de Professores e Alunos de Ciências

Por:   •  13/4/2015  •  Artigo  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CAMPUS: SÃO BERNARDO - MA 

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

PROFESSORA: MARIA DO CARMO CRUZ

ALUNOS:  ELENILDO ESCORCIO FERREIRA, JOSIEL SILVA, MAURICIO BRITO, PRISCILA OLIVEIRA BORALHO, RAIMUNDO N. FERREIIRA ALMEIDA JÚNIOR, RONALDO MELO ALMEIDA, WELLINGTON MELO

        

PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA GASTÃO DIAS VIEIRA NO POVOADO CURRAIS EM SÃO BERNARDO - MA

           

 

SÃO BERNARDO - MA

Junho de 2014

RESUMO

O objetivo deste artigo foi de traçar o perfil dos professores de Ciências e dos alunos do ensino fundamental da Escola Unidade Integrada Gastão Dias Vieira localizado no povoado Currais de São Bernardo - MA, e analisar o processo de ensino e aprendizagem e as dificuldades encontradas pelos alunos em aprender Ciências, como também os problemas enfrentados pelos professores em ensinar o conteúdo de Ciências. Para isso aplicou-se questionários com professores e alunos desta referida escola. Os resultados dos questionários aplicados com os alunos revelaram que a maioria deles têm dificuldade em compreender a relação de Ciências  estudado com o cotidiano, já o questionário aplicado com os professores revelou que a maior dificuldade encontrada é em ajudar o aluno a relacionar os termos científicos aos seus devidos significados. Portanto, de acordo com os resultados obtidos, tanto professor quanto aluno apresentam diferentes dificuldades, porém ambos desconhecem tais problemas por falta de dialogo entre eles. Dificultando assim a interação entre professor e aluno e o processo de ensino e aprendizagem. Podemos destacar também, que as professoras de ciências desta escola não possuem formação específica em ciências e sim em pedagogia, sendo outra dificuldade.

Palavras-chaves: Ensino de Ciências, Perfil de alunos e professores, Ensino fundamental.

ABSTRACT

The purpose of this article was to outline the profile of science teachers and elementary school students of the School Integrated Unit Gaston Vieira Dias located in the village of San Bernardo Corrals - MA, and analyze the process of teaching and learning and the difficulties encountered by students in learning science, but also the problems faced by teachers in teaching the content of Sciences. For this we applied questionnaires with teachers and students of this school said. The results of questionnaires with students revealed that most of them have difficulty understanding the relationship of Sciences studied with everyday since the questionnaire with teachers revealed that the greatest difficulty is to help the student to relate the scientific terms to their proper meanings. Therefore, according to the results, both teacher and pupil have different problems, but both unaware of such problems because of lack of dialogue between them. Hindering the interaction between teacher and student and the process of teaching and learning. We also highlight that the science teachers of this school have no formal training in science but in education, with another difficulty.

Keywords: Science Education, Profile of students and teachers, Primary school.

1. INTRODUÇÃO

Buscando conhecer melhor os estudantes e professores de Ciências, percebemos que a prática do ensino-aprendizagem que vem sendo desenvolvida nas muitas instituições de ensino nos remete a uma posição de poucos avanços.

Segundo Fracalanza (1997) argumenta que o ensino de ciências deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita, possibilitar o aprendizado de conceitos básicos em Ciências Naturais e principalmente levar o aluno a compreender as relações entre a ciência e a sociedade.  Diante da realidade escolar que vivenciamos no estágio, nos propomos a realizar este estudo com o objetivo principal de traçar o perfil de professores e alunos de Ciências do Ensino Fundamental da escola Unidade Integrada Gastão Dias Vieira, verificar os conhecimentos obtidos por alunos e professores e a relação de ensino-aprendizagem.

Tendo essas ideias como ponto de partida, procuramos questões para serem respondidas por professores e alunos, que envolvam ambos pretendendo identificar alunos e professores, identificar as concepções, finalidades das aulas de Ciências, os recursos mais utilizados, as dificuldades que encontram no ato de dar aulas de Ciências e como é tratada o ensino-aprendizagem dos alunos. O ensino de Ciências faz parte da vida do aluno "Considerando a importância da educação em Ciência e entendendo-a como área interdisciplinar que integra campos relevantes dos saberes, acreditamos que o Ensino de Ciências pode contribuir com essa educação, promovendo a articulação dos saberes no cotidiano escolar, em consonância com as especificidades do trabalho com estudantes do (...) Ensino Fundamental." (AZEVEDO, 2008). Por isso essa disciplina merece ser explorada adequadamente.

Considerando as complexidades que permeiam o processo de avaliação da aprendizagem, acreditamos que identificar e analisar as opiniões e percepções dos professores e estudantes pode trazer importantes elementos de reflexão sobre o tema em estudo.

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário para alunos e um questionário para professores na escola Unidade Integrada Gastão Dias Vieira no dia 05 de junho de 2014 turno vespertino localizada no Povoado Currais, de São Bernardo Maranhão.

Participaram da pesquisa de campo 02 docentes de Ciências que lecionam em todas as séries do ensino fundamental nesta referida escola. Participaram 255 alunos, do sexto ao nono ano, que estavam presentes no dia 05 de junho de 2014, dia da aplicação do questionário.

Primeiramente nos identificamos, explicamos aos alunos e professores o objetivo dos questionários. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários com perguntas objetivas e subjetivas, aplicados aos professores e alunos.

O questionário dos professores (anexo 1) foi composto por dois blocos de questões, assim designados:

• Identificação – que abordou informações sobre idade, formação inicial, atuação

profissional e formação continuada;

• Sobre o ensino-aprendizagem em Ciências – contendo dez (10) questões subjetivas, que objetivavam identificar nas respostas dadas pelos professores: as concepções, finalidades das aulas de Ciências, os recursos mais utilizados, as dificuldades que encontram no ato de planejar e executar as aulas de Ciências e como é tratada a o ensino-aprendizagem dos alunos por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (407.9 Kb)   docx (508.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com