TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

COOXUPÉ (COOPERATIVA REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPÉ LTDA)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

VICTÓRIA ALMEIDA SOUZA  R. A – 0558891

SÃO PAULO

2020 


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

COOXUPÉ (COOPERATIVA REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPÉ LTDA)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

VICTÓRIA ALMEIDA SOUZA  R. A – 0558891

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como um dos pré -requisitos para aprovação do  bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior.

Orientador(a): Profa. M a. Angélica de Paulo Marcello.

SÃO PAULO

                                 2020        



RESUMO

Através desse trabalho iremos analisar uma das maiores exportadoras de café do Brasil,  a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda), comentando sobre sua história. Analisaremos, a situação financeira e patrimonial da organização, tendo como base o Balanço patrimonial do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2018 e 2019, analisando seus índices de liquidez, a sua capacidade de endividamento e entre outros. Observaremos as atividades de marketing praticadas e como são aplicadas e por fim, demonstraremos dados estatísticos de faturamento anual da empresa e exportação de café no ano de 2019, através dos ensinamentos e conhecimentos  adquiridos nas competências de Contabilidade, Marketing e Estatística Aplicada.

Palavras-chaves:  


ABSTRACT        

Through this work we will analyze one of the largest coffee exporters in Brazil, Cooxupé (Regional Cooperative of Coffee Growers in Guaxupé Ltda), commenting on its history. We will analyze the financial and equity situation of the organization, based on the Balance Sheet for the year ended December 31, 2018 and 2019, analyzing its liquidity indices, its debt capacity and others. We will observe the marketing activities practiced and how they are applied and finally, we will demonstrate statistical data of the company's annual revenue and coffee exports in 2019, through the teachings and knowledge acquired in the accounting, marketing and applied statistics skills.

 Keywords:

Sumário

INTRODUÇÃO        7

1- CAPITULO I – A EMPRESA        8

1.1 – Origem da organização        8

1.2 – Principais Produtos        8

1.3 – Missão, Visão,  Valores da Empresa        8

1.4 – Política e Objetivos da empresa        9

2 - CAPITULO II – CONTABILIDADE        10

2.1 – Liquidez Geral        12

2.2 – Liquidez Imediata        14

2.3 – Liquidez Seca        15

2.4- Liquidez Corrente        16

2.5 – Ativo Imobilizado        17

2.6 – Grau de Endividamento        17

3 - CAPITULO III – MARKETING        17

4 - CAPITULO IV  - ESTATISTICA APLICADA        19

CONCLUSÃO        21

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        22

INTRODUÇÃO

O sistema de importação e exportação são consequências do processo de globalização. A troca de serviços e produtos entre países, esta cada vez maior, impactando diretamente o PIB (Produto Interno Bruto) e a Balança comercial dos países, sendo essencial para manter uma economia forte, ativa e movimentada. Por isso, analisaremos uma grande empresa brasileira exportadora de café que é destaque no seu segmento.

1- CAPITULO I – A EMPRESA

1.1 – Origem da organização

 A Cooxupé (Cooperativa de Cafeicultores em Guaxupé) conta com mais de 85 anos de história. Iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, que em 1957 foi transformada em Cooperativa de Cafeicultores. Naquele mesmo ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto, atuando no recebimento, processamento e comercialização. Em 1959 a Cooperativa começou a exportar diretamente seu café. Atualmente a organização é composta por mais de 15 mil cooperados, sendo 95% composta por pequenos produtores que vivem da agricultura familiar, recebendo café produzido em mais de 200 municípios em sua área de atuação, localizadas no sudeste do país, em Minas Gerais, no Sul e Cerrado Mineiro, e também no estado de São Paulo, mais precisamente no Vale do Rio Pardo. A Cooxupé também possui outros projetos, como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização do milho, laboratórios para analise de folhas e solos, fabricas de rações, geoprocessamentos e outros diversos investimentos. No ano de 2019 a Cooxupé exportou um total de 5.464.100 (cinco milhões quatrocentos e sessenta e quatro mil e cem) de sacas de café verde para mais de 51 países.

A Cooxupé conquistou a sexta colocação no setor agropecuário no ranking Valor 1000, divulgado em agosto, em São Paulo. A pesquisa foi realizada pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Serasa Experian e com a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV). O ranking pontua as 1.000 maiores empresas brasileiras, em 25 setores da economia, de acordo com o desempenho em 2018. No estado de Minas Gerais, a Cooxupé é a primeira do setor. Já no Sudeste, a cooperativa ocupa a 7ª posição; enquanto no ranking geral encontra-se na 175ª posição entre as 1.000 maiores empresas do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (491.2 Kb)   docx (788.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com