TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano Diretor e Gestão Urbana

Por:   •  11/9/2018  •  Seminário  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3
  • ATIVIDADE AVALIATIVA I

Explique a evolução da Educação a Distância (EaD) e sua relação com o ciclo de aprendizagem e softwares educativos. (1,0)

No Brasil, o desenvolvimento da EAD tem seu início no século XX, em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Dentro desse contexto, a Educação a Distância surgiu como uma alternativa para atender à demanda, principalmente através de materiais impressos (correios), Rádio, TV, Fitas de vídeo, Internet, Teleconferência e Videoconferência. Nesse sentido, a ênfase da aprendizagem
centrava-se no autodidatismo. Essas dificuldades, aliadas a outras de teor socioeconômico e político-cultural, acabavam por limitar o sucesso desses
empreendimentos, que, apesar disto, continuaram a existir. Por outro lado, vemos o desenvolvimento acelerado de softwares e tecnologias de rede criados ou adaptados para servir a esse mercado em constante expansão, com essa difusão principalmente em softwares educativos, esse cenário começa a se modificar, visto que as possibilidades de acesso a informações e conhecimentos sistematizados, assim como as interações entre diferentes sujeitos educacionais ampliaram-se significativamente, trata-se de conceber coletivamente sistemas de aprendizagem conectados às necessidades e objetivos atuais de nossa sociedade, a partir de perspectivas sociais, pedagógicas e éticas, que busquem explorar ao máximo as potencialidades trazidas pelas tecnologias.

2. A Internet, como parte das TIC’s, Tecnologia da Informação e Comunicação em conjunto com outros recursos computacionais, pode constituir-se num motivador para os alunos no incremento da qualidade do que se ensina e do modo como se quer ensinar e aprender. Desta forma, justifique como usar esta ferramenta, a Internet, de forma a contribuir para o seu processo de ensino aprendizagem. (1,0)

A internet se torna um instrumento primordial na construção do processo de aprendizagem, a alma da Educação a Distância mediada por computador, permitindo a comunicação de forma rápida e eficaz. Usando essa ferramenta no processo de ensinar e aprender de Alunos e professores, aumenta a motivação, o interesse principalmente dos alunos pelas aulas, pela pesquisa. Motivação essa ligada à curiosidade pelas novas possibilidades e modernidade que representa a Internet, usado em plataformas virtuais de ensino-aprendizagem, fazendo uso da interatividade virtual, facilitando o aprendizado e com flexibilidade quanto aos horários disponíveis de cada participante, se adaptando aos da vida social. Os benefícios são notórios já que no aprendizado tradicional ou presencial, tinha-se o pretexto de conciliar tempo e deslocamento, com o avanço da internet, seja pelo computador ou Smartphone na comodidade do dia-a-dia, temos uma estrutura mais completa com docentes presenciais e tutores à distância disponíveis através da plataforma SIGAA, acesso a materiais didáticos em PDF, diminuindo assim os custos e simplificando a maneira de estudar.

3. O que são os Ambientes Virtuais de Educação (AVE)? Sabe-se que existem vários sistemas de autoria para cursos à distância usando tecnologias de Internet, no caso da UFPI, estamos utilizando o SIGAA, assim destaque em sua opinião destaque as limitações e potencialidades deste sistema. (1,0)

O ensino à distância vem se utilizando cada vez mais das novas tecnologias de informação e comunicação, como a internet, que surge como principal fonte de transmissão através dessa modalidade de ensino. Ela que disponibiliza a estrutura para a interação das pessoas nos Ambientes Virtuais de Educação (AVE), caracterizado por um espaço online no gerenciamento de alunos que permite troca de informações com objetivo de ensino e aprendizagem, onde Alunos e professores interagem e aprendem juntos. A comunicação vem sendo aperfeiçoada com o aumento da velocidade e da eficiência na transmissão dos conhecimentos e com capacitação de recursos humanos, ao passo que a tecnologia da informação avança, disponibilizando um maior número de plataformas, softwares e produtos para suporte ao ensino na internet. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com