TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema da Escassez na Economia Socialista

Por:   •  26/5/2016  •  Seminário  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ.

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS                                                    3º PERÍODO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

PROFESSORA: ANGELICA PATRÍCIA SOMMER MEURER

ESTUDANTE: JAQUELINE BETIATTO NEZI

TRABALHO DISCENTE EFETIVO 1

O PROBLEMA DA ESCASSEZ NA ECONOMIA SOCIALISTA

A escassez é caracterizada por ser um problema econômico central que existe em toda e qualquer sociedade, onde há fatores de produção limitados para necessidades humanas ilimitadas, ou seja, os produtos são ineficientes para suprir tais necessidades.

Na economia socialista o item central é o governo, este tem total autoridade sobre a produção de bens e serviços, é ele quem comanda o que e quanto será produzido, como produziram e para quem se direcionará esses produtos, diferentemente do modelo capitalista onde qualquer pessoa pode ter posse de algo e determinar o que, quanto, como e para quem irá produzir. Os “zeladores” são as pessoas selecionadas pare ter a responsabilidade de comandar os meios de produção e coletivizar os bens e serviços.

O problema com a escassez das sociedades socialistas é resultante de vários pontos que se fosse optar por atitudes capitalistas solucionaria, como por exemplo, o governo ter domínio de toda a produção e esta ser distribuída sem ter um valor, pois não há o conhecimento de custos de bens e serviços, e não se pode cobrar por isso. Vemos aí um impedimento em suprir as necessidades humanas, é produzido o que o Estado acha que possa favorecer o povo, e muitas vezes acaba sendo uma coisa inútil resultando em desperdício de produção. Já o capitalismo integra o livre mercado, tem conhecimento sobre custos e preços, com isso conseguem distinguir e atender a demanda dos consumidores, além de conseguirem obter o lucro, e priorizar a qualidade do produto também, ou seja, só possível controlar a produção se existir propriedade privada e relação de mercado.

Não satisfazendo as necessidades humanas acarreta outro obstáculo, o empobrecimento cada vez mais das sociedades, um exemplo foi a Coréia do Norte, onde implantou o regime socialista isolado, o que eles denominavam de “Juche” que significa autossuficiência em Coreano, resultando em pobreza e fome, vitimando mais de 2 milhões de pessoas e falindo todas as industrias estatais na época da profunda crise. Uma hora ou outra terão que realizar praticas capitalistas.

Outro problema é o socialismo conseguir mostrar a importância das suas ações políticas, os integrantes devem confiar inteiramente no planejamento do governo. Quando se trada desse modelo econômico lembramos do nomeado mestre das ideias socialistas Karl Marx, este afirma que o bem privado deve ser socializado, ou seja, eliminar o modelo capitalista o qual favorece a uns e outros não, e implantar a igualdade em tudo, principalmente em produção, porém o planejamento de igualdade acaba desfavorecendo a população.

 Por isso a baixa qualidade dessas sociedades, elas têm controle somente de divisão de bens, não são evoluídas tecnologicamente, pois o Estado não vê a necessidade disso, não tem qualidade em nada produzido e muito menos do que é preciso para as pessoas, não existe investimento, lucro, estratégias e outros vários itens que faz o país evoluir, além do indivíduo não ter o seu poder de escolha. Tudo isso impossibilita a melhoria da sociedade e ainda menos diminuir a escassez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com