TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1 GESTÃO INDUSTRIAL...........................................................................................5

2.2 CUSTO POR ABSORÇÃO......................................................................................5

   2.2.1 TIPOS DE CUSTOS..........................................................................................6

2.3 CUSTO VARIÁVEL..................................................................................................8

2.4 CUSTO ABC............................................................................................................8

2.5 CONTROLE DE ESTOQUE DE MATERIAS PRIMAS............................................9

   2.5.1 CUSTO MÉDIO................................................................................................10

   2.5.2 PEPS................................................................................................................10

   2.5.3 UEPS................................................................................................................11

2.6 RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO.........................................11

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................14

4. REFERÊNCIAS ......................................................................................................15


  1. INTRODUÇÃO

        Antigamente, praticamente só existia a contabilidade financeira, a apuração dos custos era feita somente adicionando as compras ao estoque inicial e diminuindo do estoque final. Mas para a indústria, o processo era mais complexo, pois neste processo, faltam apurar também os gastos com honorários, energia elétrica, água, salários, etc.

        Não basta que a contabilidade forneça apenas demonstrativos financeiros. A partir dessa industrialização tornou-se necessária a contabilidade de custos. A partir do planejamento financeiro da empresa ou indústria, o empresário precisa tratar a gestão de custos e despesas com atenção.

        Este trabalho define conceitualmente o sistema de custo, formação de preço de venda, sistema de custeio, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, entre outros...

        É grande a movimentação de materiais dentro dos estoques de uma indústria. É preciso avaliar tudo que acontece na produção. A compra é feita em períodos e quantidades diferentes. Os preços também são diferenciados. Quando a produção requisita um material, o custo desse material não é o mesmo para os que foram comprados anteriormente ou posteriormente.

        Existem vários critérios de avaliação de materiais adquiridos com custos diferentes. Para saber quando e como comprar materiais, definir estoques máximos e mínimos de segurança, controlar as compras e movimentação de estoques, é necessário à escolha de um método de avaliação para contabilizar os custos desses materiais.

        A empresa que entrevistamos é pequena e abriu recentemente em 09/2015, fabrica móveis planejados, Infinity Moveis.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO INDUSTRIAL

        A gestão industrial diz respeito principalmente a contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matéria primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.

        A apuração de custos dos produtos acabados, também chamada de Custeio ou Apropriação de Custos de Produção pode ser feita de diversas formas, dentre elas estão o Custeio por Absorção, Custeio Variável, ABC, RKW, etc.

        A empresa Infinity Móveis é composta por dois sócios Eliane e Pedro, no momento estão sem funcionário, Pedro é marceneiro e Eliane cuida da parte financeira e dos projetos, ela é formada em Administração, mas também ajuda o Pedro na parte do estoque para que não falte material.

2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

        O Custeio por Absorção é o obrigatório por lei para fins de contabilidade e Imposto de Renda. Consiste em distribuir para todos os produtos acabados os custos relativos à produção.

 A tarefa de apurar os custos de produção deve considerar três grandes grupos de gastos:

  • mão de obra;
  • materiais (matéria-prima, embalagens e materiais secundários);
  • custos gerais de fabricação (energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário etc).

Matéria-prima: são os materiais principais e essenciais na fabricação do produto. Ex.: para uma indústria de móveis de madeira é a própria madeira.

Materiais secundários: são os materiais usados em menor quantidade na fabricação do produto. São aplicados juntamente com a matéria-prima, complementando-a ou dando o acabamento necessário ao produto. Ex.: pregos, cola, verniz, dobradiças etc.

        A empresa apura seus custos em forma de planilhas, que é distribuído por igual aos produtos, pois como é nova não tem sistema e a cartela de clientes é pouca,

e as despesas também, não tem um método de controle de estoque, por enquanto, é baseado na confiança. Se um material esta acabando é feita compra imediata.

      A Eliane que cuida da parte financeira, toda vez que precisa tomar uma decisão com relação à empresa, entra em contato com a contadora para saber como anda a situação da mesma. Hoje a empresa somente tem um programa onde são feitos os projetos.

        A relação contador e empresário deve ser frequente, pois o contador que esta a par das leis, das mudanças, das informações, esta em contato com outras empresas, presta assessoria e auxilia na tomada de decisões, fornece as demonstrações e ajuda os gestores a conduzir melhor, fornecer ferramentas para que a empresa possa alavancar, para que tenham um diferencial dentre as demais

.

 2.2.1 TIPOS DE CUSTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com