TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Gestão De Custos E O Problema No Rateio Dos Custos Indiretos De Produção

Artigo: Importância Da Gestão De Custos E O Problema No Rateio Dos Custos Indiretos De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONTABILIDADE DE CUSTOS

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS E O PROBLEMA NO RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO

Gestão de custos

Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são controláveis e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição das despesas.

Também prepara relatórios corporativos de custos entre períodos distintos, faz análises específicas das variações de gastos, variações de preços de matérias primas e elabora orçamentos. Ou seja, uma boa gestão de estrutura de custos e seus impactos financeiros, a qual as empresas devem buscar excelência, deve suprir a empresa de informações necessárias para uma maior agilidade e qualidade de decisões.

Nenhuma empresa consegue sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficientes. Afinal, toda empresa vive de seus lucros, por isso, se ela não souber quanto custa sua operação e/ou seus produtos, não saberá se está perdendo ou ganhando, ficando vulnerável á concorrência com sérios riscos financeiros.

Os custos constituem a base dos gastos das empresas e o estudo deles permite que nós analisemos o cenário de forma realística e determinemos se realmente aquela atividade esta sendo interessantes. E se esta sendo interessante é uma ferramenta espetacular para mostrar onde deve melhorar para continuar dando o lucro.

Os estudos dos custos possibilitam ao tomador de decisão identificar com precisão o seu cenário e a verdadeira realidade da sua empresa. É capaz de apontar certeiramente os pontos deficitários que precisam serem melhores trabalhados. A gestão hoje já não deve ser feita por rumo ou muito menos ficar satisfeita com lucros, simplesmente por lucrar. Em toda história o que se percebe claramente é que na grande maioria das vezes as empresas só se preocupam com custos nos momentos de dificuldades financeiras. Nesse momento todos querem saber como diminuir os custos, mas nesse momento a empresa já esta frágil, muito dinheiro já foi desperdiçado e a empresa pode ter virado refém de uma armadilha de seu próprio sucesso, o lucro. O lucro jamais deve ser uma venda nos olhos, ele deve ser um instrumento para abrir caminhos e gerar perpetuidade.

A empresa precisa ser reestruturada nos bons momentos. A gestão deve visar um processo de melhoria continua para obter seu sucesso.

Problema no rateio dos custos indiretos de produção

O problema não esta diretamente nos custos indiretos de produção mais sim no modo em que eles são atribuídos aos produtos. São facilmente identificados e mensurados pela contabilidade, pois tem suporte em documentação hábil, portanto, são confiáveis quanto a sua existência e seu valor, deixando a desejar nos critérios de rateio.

Enquanto os custos diretos são de fácil, os indiretos necessitam, para ser incorporados aos produtos, de uma divisão em partes, considerando uma base de rateio relacionada ao objeto de custeio, como por exemplo: o custo do aluguel é um custo que não se identifica com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com