TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capital

Por:   •  7/3/2016  •  Artigo  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

ética X liberdade

Eudilene Gomes Batista[1]

RESUMO: Este artigo aborda de modo sucinto o surgimento da ética, questões éticas no ambiente profissional, pessoal e social. E tem como alusão o filme “O CAPITAL”, dirigido por Costa-Gavras.

PALAVRA - CHAVE: O capital. Liberdade e ética. Filosofia e ética. Ética e moral.

ABSTRACT: This article discusses briefly the emergence of ethics, ethical issues in professional, personal and social environment. And has as reference the movie "Capital", directed by Costa Gavras-.

KEY - WORDS: “Capital”. Freedom and ethics. Philosophy and ethics. Ethics and morals.

Podemos expressar que a ética surgiu na Grécia Antiga, com o pensamento de Sócrates (470-399ª. C), é notório que os pré-socrátes realizaram reflexões éticas, Platão relata em suas obras que Sócrates poderia ter evitado sua condenação, caso tivesse desistido de sua vida justa. Mas para defender sua ética, aceitou sua sentença (bebeu o veneno chamado cicuta), com estas bases Sócrates pode ser considerado o pai da ética.

     Ao longo da história a ética deixou de ser um tema de discursão filosófica, hoje é um assunto em evidencia. A questão ética não é algo construído tal como uma cartilha ou uma tabela de duas colunas, onde de um lado escreve-se, pode e do outro, não pode! Ética é uma liberdade de escolha.

 Na primeira carta de Paulo aos coríntios, podemos observar traços de ética X liberdade nas palavras do apostolo Paulo, “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine (1CORÍNTIOS, 6;12, p. 1388).

O filme “O Capital”, lançado em: 14 de novembro de 2012, dirigido por Costa-Gavras, trata de questões de ética profissional, pessoal e social. A trama é uma critica ao capitalismo e a ambição desmedida. Percebe-se no inicio do filme que o autor usa o jogo de golfe metaforicamente, para representar o mundo, na figura da bola ao ser lançada pelo presidente do Banco Francês Phenix. Dando a entender que o homem quando detém o poder, facilmente pode manipular o mundo, com a destreza de uma jogada de golfe.

No decorrer da partida de golfe, o jogo é interrompido por um mal súbito do presidente do Banco Phenix, no hospital ele é diagnosticado com uma grave doença. Mediante essa situação, nomeou seu braço direito o banqueiro Marc Tourneuil, como presidente do Phenix.

Continuando no raciocínio, de que o capitalismo não passa de um jogo de poder, onde o interesse é uma das peças muito importante, cabe ao jogador fazer suas alianças, para melhor desempenho na jogada. Sendo assim o personagem Marc Tourneuil, inicia seu jogo e ao ascender no ciclo do poder financeiro, torna-se alvo entre os membros do conselho.

E a trama segue mostrando um homem que só pensa em si, que passa por cima de todos os princípios éticos, morais e sociais. Uma vez no poder o jogador precisa da malicia que o jogo capitalista exige, e na sua ânsia pelo poder, faz o que for preciso para manter-se na presidência do Phenix, para ele o “dinheiro é o futuro”.

Os termos “éticos” e “moral” aparecem muitas vezes nas obras dos filósofos como sinônimos. No entanto nos últimos tempos esta sendo comum diferencia-los como dois aspectos distintos da conduta humana, moral são valores que se relacionam com as normas e regras impostas pela cultura da sociedade.

 A ética se liga a reflexões filosóficas, pois a ação ética não é imposta por um conjunto de valores pré-estabelecidos, mas a liberdade de escolha do próprio individuo, ele precisa possui consciência dos fundamentos dos seus atos e do que deve esperar de suas ações.

Pressupondo que a ética se dirige às escolhas individuais, requer reflexões. Nosso protagonista Marc Tourneuil era totalmente consciente dos seus atos e ações, tinha liberdade de escolha, não foi obrigado por ninguém, a agir de um modo ou de outro, nada o impedia de ter escolhido outra diretriz, ele tinha autonomia de determinar suas decisões e ações com independência.  Em fim, onde existir ética sempre haverá liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com