TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da auditoria independente

Pesquisas Acadêmicas: O papel da auditoria independente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 10

AUDITORIA INDEPENDENTE

Filipe Campos Dias¹, Jorge Augusto Gonçalves Reis²

1 – Rua Paraibuna , 443 Bloco 10 Apto. 31, Jd.São Dimas, 12245-020 – São José dos Campos, São Paulo – filipe@gruposaojosesaude.com.br

2 – Faculdade de Ciências Sócias Aplicadas, Universidade do Vale do Paraíba, Av.Shishima Hifume, 2911 – Urbanova, 12244-000 – São José dos Campos, São Paulo – jorgereis@gia.cta.br

Resumo – A auditoria Independente desempenha um papel fundamental para as empresas que estão sujeitas a essa avaliação, sobretudo as empresas de capital aberto onde acionistas e investidores precisam ver confirmada a veracidade das demonstrações. A independência desse profissional é uma característica imprescindível para tomar decisões, avaliar as contas, apurar erros e fraudes. Sempre imparcial quanto aos interesses da empresa auditada, o auditor independente desempenha seu trabalho respaldado com um conjunto de procedimentos que o ajudará a obter provas suficientes para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis, expressa através de um parecer dirigido aos sócios, acionistas ou diretoria da empresa.

Palavras-chave: Demonstrações, Auditor, Independente, parecer, planejamento.

Área do Conhecimento: VI – Ciências Sociais Aplicadas

Introdução

Em virtude do aparecimento das grandes empresas formadas com capitais de varias pessoas e da taxação do imposto de renda e outros impostos baseados nos resultados apurados em balanço, surge o papel da auditoria independente, como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, para examinar documentos, livros e registros para obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando certificar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes, dando – lhes credibilidade através de seu parecer.

Este artigo tem como objetivo apresentar a rotina da Auditoria Independente, abordando sua importância, procedimentos, legislação, fraudes e o resultado do trabalho, o parecer da auditoria.

A importância e o papel dos auditores

No contexto atual de desenvolvimento, principalmente das companhias abertas, e com a necessidade da divulgação das informações econômico - financeiras que espelham a liquidez e eficiência com transparência e veracidade, as companhias devem por força de lei ser auditadas por profissionais qualificados que, embora contratados pelas mesmas, devem adotar uma postura independente e imparcial na prestação de seus serviços.

O produto final de seu trabalho tem grande repercussão na entidade auditada, como também para o publico em geral, como:

• Executivos de empresas, que não podem fiscalizar todos os atos de seus subordinados.

• Investidores no caso de acionistas em sociedade aberta.

• Financiadores e fornecedores que desejam ver confirmada a possibilidade de liquidação de seus créditos.

• Fisco, que tem na auditoria idônea uma colaboração útil para a orientação dos contribuintes e para evitar sonegação de impostos.

• Poder Público, quando se trata de empresas ou entidades de interesse coletivo que devem sofrer controles e fiscalização do Estado.

• Os empregados das empresas, quando participam dos lucros e estão interessados na confirmação dos resultados apurados.

A figura do Auditor Independente e imprescindível para a credibilidade do mercado, tornando-se instrumento de inestimável valor na proteção dos investimentos, visto que a sua função é zelar pela confiabilidade, exatidão e clareza das demonstrações contábeis, incluindo a divulgação de notas explicativas de informações indispensáveis à visualização da situação patrimonial e financeira e dos resultados da entidade auditada.

Responsabilidade e funções do Auditor Independente

IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e

V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba

853

De acordo com a Resolução do CFC nº 821/97:

1 – O auditor deve aplicar o máximo de cuidado na realização dos trabalhos e na exposição de suas conclusões;

2 – Ao opinar sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve ser imparcial;

3 – O exame das demonstrações contábeis não tem por objetivo primário a descoberta de fraudes. Todavia, o auditor independente deve considerar a possibilidade de sua ocorrência;

4 – Quando eventuais distorções, por fraude ou erro, afetarem as demonstrações contábeis de forma relevante, cabe ao auditor independente, caso não tenha sido feito ressalva específica em seu parecer, demonstrar, mediante, inclusive, a exibição de seus papeis de trabalho as entidades (CRC, CFC, CVM e outros órgãos reguladores), que seus exames foram conduzidos de forma a atender as Normas de Auditoria Independente das demonstrações Contábeis e normas da profissão.

Responsabilidade do Auditor X Responsabilidade dos Dirigentes da Empresa

A empresa é responsável pela adoção de diretrizes contábeis adequadas, pela guarda dos ativos e pelo planejamento de um sistema de controle interno que, entre outras coisas, contribua para assegurar a apresentação apropriada das demonstrações contábeis. As transações que devem ser refletidas nas contas e nas demonstrações contábeis são de conhecimento e controle da empresa. O conhecimento que o auditor tem dessas transações é limitado àquele adquirido por meio de seu exame. Sua responsabilidade limita-se à emissão de parecer sobre as demonstrações examinadas. As demonstrações contábeis representam, sempre, a manifestação da empresa.

Independência

Para o perfeito exercício da atividade de auditoria independente, o profissional deve, essencialmente, ser imparcial quanto aos interesses vinculados à entidade auditada, não permitindo que tais interesses condicionem sua atuação na execução dos trabalhos e, conseqüentemente, na emissão dos relatórios e pareceres de auditoria. A independência é uma questão fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com