TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAMENTO DO CONTROLE INTERNO COM AUDITORIA INDEPENDENTE

Projeto de pesquisa: RELACIONAMENTO DO CONTROLE INTERNO COM AUDITORIA INDEPENDENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Controle interno são todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permite prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verifica dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio.

O controle interno é uma ferramenta importante para assegurar que os objetivos da administração, seja ela pública ou privada, sejam alcançados. O controle interno é um meio para obter eficiência, eficácia e transparência nos processos gerenciais e contábeis, por isso ele auditoria que poder ser interna ou independente.

Podemos afimar a sua contribuição para gestão empresarial, onde muitos analistas buscam identificar fatores determinantes para o caminho do sucesso. Esse controle permite um mapeamento facilitando a identificação de gargalos existentes na entidade e minimizando o percentual de ocorrencias de fraudes.

Essa ferramenta irrefutávelmente interessa tanto auditores independentes quanto auditores internos, onde cada um deles realiza suas atividades dando início e tomando por base os controles existentes. Uma empresa que não possue esses controles internos adequados expõe a riscos inúmeros e contínuos, comprometendo a saúde da entidade podendo acarretar falência.

RELAÇÂO DO CONTROLE INTERNO COM A AUDITORIA INDEPENDENTE.

A auditoria independente realiza o exame das demonstrações financeiras de uma empresa com o propósito de expressar uma opinião sobre a justeza com que apresentam a situação financeira e o resultado das operações para o período examinado. Complementa que a confiabilidade no controle interno é reconhecida na auditoria como guia indicadora da quantidade necessária de comprovação detalhada.

O auditor avalia o sistema de controle interno da empresa auditada, para identificar quais procedimentos de auditoria deve adotar, pois se o sistema adotado for adequado, ele detecta com maior facilidade os erros e irregularidades. Portanto, se o sistema de auditoria for forte, o auditor pode reduzir o volume de testes de auditoria, caso contrário, deve aumentá-lo.

O interesse do auditor independente está nos valores significativos referente a erros ou irregularidades, que afetam as demonstrações contábeis e podem levar os usuários a fazerem uma interpretação errada das demonstrações. O auditor independente para avaliar o controle interno efetua os seguintes passos: levanta o sistema de controle interno; verifica se está sendo seguido na prática; avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediato os erros e irregularidades e determina o tipo, a data e o volume dos procedimentos de auditoria.

A preocupação da auditoria independente quanto ao controle interno é relativa aos efeitos que ele pode causar às demonstrações financeiras, enquanto que para a auditoria interna é que ele assegure que os objetivos da organização foram atingidos.

Já a Auditoria Independente mantém a relação com a empresa a ser auditada através de contrato, esse instrumento regulamenta o serviço a ser prestado será transparente e fiel em sua publicação seja o que for encontrado na empresa em conformidade com a lei vigente ou não. Através desse contrato os administradores se comprometem a dar livre acesso a todas as informações, dados e documentos da administração de interesse da auditoria que os auditores possam a vir a necessitar para que o trabalho seja conduzido da melhor forma possível.

DETERMINAÇÃO DO ESTUDO DO CONTROLE INTERNO.

A determinação do estudo do controle interno representará os controles internos que será objetos de exame por parte do auditor. O Auditor se preocupa com a empresa em geral e para facilitar esse trabalho o mesmo adota um critério de subdividi-las em partes. Todos os segmentos e setores da empresa são verificados de acordo com o que representa para o conjunto. A forma de verificação estará variando de acordo com as caracteristicas de cada caso, afinal o estudo para cada atividade ou ciclo se diferenciam. Sendo eles operacionais, departamentais e demonstrações contabéis que serão observadas de forma isolada.

ATIVIDADES OU CICLOS OPERACIONAIS.

É necessário o conhecimento detalhado do nível de controles internos e do sistema de informações mantidos pela empresa, objetivando avaliar e definir os procedimentos de auditoria que serão aplicáveis em cada área. Isso porque quanto melhores forem os controles internos, menores serão os teste de auditoria.

Dessa forma, para avaliação da qualidade dos controles internos mantidos por uma empresa, torna-se necessária a identificação de cada um dos ciclos, fluxos, operacionais de sua atividade.

Depois de identificado cada ciclo operacional, torna-se necessário classifica-los quanto a sua importância, influência e riscos na atividade global da empresa, objetivando considera-los nos exames e procedimentos de auditoria, no mesmo grau de importância que representem. Dessa forma, daremos mais importância aos ciclos de maiores influências no resultado da atividade da empresa.

Cada empresa, em função de seus objetivos operacionais específicos, ramo de atividade, manterá níveis de controle interno em seus ciclos operacionais, distintos de outros ramos de atividade. Ou seja, haverá dependência, exclusivamente, em função do negócio, volume e riscos envolvidos durante a desenvoltura das atividades operacionais da empresa.

Para Determinação da avaliação de controles internos mantidos sobre cada ciclo operacional, definindo-se os procedimentos de auditoria a serem aplicados, haverá a identificação dos ciclos que maiores conseqüências trarão nas demonstrações financeiras a serem auditadas.

Naturalmente, haverá inúmeras transações e atividades operacionais distintas dentro de uma empresa e, evidentemente, cada uma delas trará o reflexo de seus registros nas demonstrações financeiras. Sendo Assim, a cada tipo de transação, o auditor definirá o volume e o grau de exames a serem praticados a fim de comprovar a veracidade de cada registro efetuado. Normalmente estes exames são realizados em maior volume nas contas quem envolvem o resultado da empresa.

Na identificação dos ciclos operacionais de uma empresa, o enfoque a ser dado irá variar de acordo com os riscos envolvidos. Operações praticadas de forma contínua e freqüente ao longo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com