TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de tomada de decisão na empresa está comprometido sem ter em conta

Tese: O processo de tomada de decisão na empresa está comprometido sem ter em conta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Sim, através dacontabilidade o gestor vai obtendo informação de caráter econômico financeiro sobre o patrimônio da empresa, necessários para à tomada de decisão. Ela é ferramenta de auxílio mostrando o futuro da empresa e o presente, dando um leque de estudo para o gestor tomar as decisões favoráveis, dando lucros para organização. Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem memória e sem condições de estabelecer metas e alcançar objetivos.

2. Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

Ordem econômica - é a movimentação de compras e vendas, despesas e receitas evidenciando o lucro ou prejuízo apurados nas transações pela empresa.

Ordem financeira - fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa.

3. Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

O objetivo da contabilidade é a avaliação da situação econômica e financeira das empresas, num sentido estático. Portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório, fornecendo informações de caráter econômico financeiro sobre o patrimônio de uma empresa.

4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

A empresa pagará multa, pois pode haver sonegações de impostos.

5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da

contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Não é necessário identificar a empresa e o nome do seu gestor.

Uma empresa de pequeno porte não sabia o lucro real que ela tinha, só sabia que estava dando certo o negócio, pois e a demanda estava crescendo cada dia mais, com isso a loja já não estava mais suportando, o proprietário teve a ideia de aumentar a loja e ter mais fornecedores para assim ter mais produtos para oferecer, ele resolveu consultar suas finanças e ter dados certos para assumir essa nova etapa, porem ele não tinha conhecimento necessário. Então procurou uma empresa de contabilidade para apurar todos seus dados contábeis, para o possível crescimento, o contador concluiu através de Balaços, DRE que ele poderia aumentar e aconselhou ele a ter contabilidade na sua empresa dessa forma ele acompanharia melhor seus lucros, prejuízo, despesas direitos e obrigações.

6. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levaram a estudar e trabalhar com contabilidade. (livre)

Através de muitas pesquisas de profissões, a contabilidade foi a qual eu mais identifiquei, ficando fascinada pelas informações e dados que ele pode oferecer para as empresas de pequenos portes até as grandes Multinacionais. Por esse motivo, resolvi me aprofundar nos estudos e trabalhar nessa área, podendo ser a peça chave da empresa.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »