TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?

Por:   •  25/5/2023  •  Abstract  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

1. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: (0,5)

a) O que é Capital Social e qual sua relação com o Patrimônio Líquido?

Capital Social, é todo o valor bruto disponibilizado pelos sócios e/ou acionistas seja para a abertura de uma empresa, para alavancar, ou manter a mesma funcionando até que esta passe a dar lucros. Inicialmente o Capital Social é o Patrimônio Líquido da empresa, mas a partir do momento que essa empresa passa a dar lucros e ter seus próprios recursos, o Capital Social passa a ser só uma parte do Patrimônio Líquido.

b) Explique sobre o Método das Partidas Dobradas.

O Método das Partidas Dobradas determina que para cada lançamento a Débito em uma conta deve haver um lançamento correspondente de Crédito em outra conta. Ou seja, não se pode ter um valor credor, sem um valor devedor correspondente.

c) Diferencie Ativo de Passivo e cite exemplos de contas que pertencem a esses grupos.

Ativo: É o conjunto de bens e direitos controlados pela empresa. Ex: Caixa (dinheiro), estoque, móveis, maquinário, duplicatas à receber.

Passivo: São as obrigações exigíveis da empresa, as dívidas a serem pagas. Ex: Duplicatas a pagar, aluguel a pagar, salários, impostos.

d) Diferencie o Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)? Qual a finalidade de cada um? Explique.

Balanço Patrimonial: É uma demonstração que relata os Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido, evidenciando dessa forma a posição patrimonial e financeira da empresa. Através dele é possível identificar o que a empresa possui, o que deve e o valor investido pelos sócios.

DRE: É o resumo ordenado das receitas e despesas em um determinado Período, é apresentado de forma dedutível indicando assim o resultado daquele período (lucro ou prejuízo). Através dele identificamos se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período determinado.

e) Qual a importância dos livros: Diário e Razão? E como se diferem?

Os Livros Contábeis são relatórios que registram tudo o que ocorre em termos financeiros e patrimoniais na administração de uma empresa, dentre eles estão os livros Diário e Razão.

No Livro Diário, são registrados os fatos contábeis em detalhes e em rigorosa ordem cronológica, já o Livro Razão os fatos são registrados em ordem sistemática e resumidos por cada tipo de conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com