TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é contabilidade?

Tese: O que é contabilidade?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

Responda os itens a seguir. Lembre-se de fazer citações dos autores consultados. (1,0)

a) O que é Contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

b) O que é empresa?

É um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim económico, o qual passa pelo exercício de uma atividade orientada para a satisfação das necessidades dos seus vários stakeholders, nomeadamente: os seus clientes (pela oferta de bens ou serviços), os trabalhadores (através do emprego e da contraprestação salarial), os acionistas (pela realização do lucro que remunera o risco incorrido), os credores (pelo reembolso do capital e juros em prazo acordado), dos fornecedores (pela procura de bens ou serviços), o Estado (pelo cumprimento das obrigações fiscais e legais).

c) Cite três documentos usados como suporte para os registros contábeis.

Notas fiscais, Recibos, Cópias de cheques, Duplicatas

d) Em que consiste a escrituração?

A escrituração é uma das técnicas utilizadas pela contabilidade consiste em registras, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações no património da empresa.

e) O que é Patrimônio?

Em contabilidade de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

f) O que são bens?

Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas não valoráveis pecuniariamente.

São bens jurídicos os de natureza patrimonial, isto é, tudo aquilo que se possa incorporar ao nosso patrimônio é um bem: uma casa, um carro, uma roupa, um livro, ou um CD. Além disso, há uma classe de bens jurídicos não patrimoniais. Não são economicamente estimáveis, como também insuscetíveis de valoração pecuniária: a vida e a honra são exemplos fáceis de compreender.

g) O que são direitos? Cite três exemplos.

Direitos é o poder de exigir alguma coisa de alguém. São denominados de valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. Como exemplos de outros direitos podemos destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar.

h) O que são obrigações? Cite três exemplos.

Obrigações são dívidas com outras pessoas. Em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, compromissos que deverão ser pagos nas datas de vencimento. Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo. Nesta operação a empresa compradora fica devendo ao fornecedor da mercadoria; por essa razão, essa dívida é conhecida como fornecedores, que também poderá ser chamada de duplicatas a pagar. Outras obrigações exigíveis são com o governo; impostos a recolher -- com as financeiras; financiamentos a pagar -- com o INSS e FGTS; encargos sociais a recolher – com o locador do prédio; aluguéis a pagar.

2) A empresa “Quero Passar” possui um capital de terceiros que é exatamente o dobro do patrimônio líquido. O capital próprio, por sua vez, é exatamente o montante de bens da empresa que é igual a R$ 1.000,00. Preencha o Balanço Patrimonial abaixo: (1,0)

Balanço Patrimonial

ATIVO PASSIVO

Bens 1.000 Exigível 2.000

Direitos 2.000 PL

Não Exigível 1.000

Total 3.000 Total 3.000

3) O Balanço Patrimonial: (2,0)

ATIVO PASSIVO

Caixa 10.000 Fornecedores 200.000

Duplicatas a receber 40.000 Empréstimos a pagar 40.000

Títulos a receber 100.000 Salários a pagar 60.000

Estoques 50.000

Máquinas 100.000 PL

Terrenos 200.000 Capital social 200.000

Total 500.000 Total 500.000

a) Tanto as origens quanto as aplicação são:

( ) 300.000

( x ) 500.000

( ) 1.000.000

( ) n.d.a.

b) O capital de terceiros é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com