TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é contabilidade?

Projeto de pesquisa: O que é contabilidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O trabalho que se segue, tem por objetivo mostrar a importância do uso da contabilidade no nosso dia-a-dia e também a importância do uso desta ferramenta para a tomada de decisões, seja de pequenas ou grandes empresas. Iremos abordar os principais conceitos, dos quais podemos destacar os Ativos, Passivos e Patrimônio Liquido.

Na Etapa 1 será abordado a questão e conceito sobre contabilidade, usuários da contabilidade e a importância para as empresas. Na Etapa 2, será apresentado o conceito de patrimônio, seu significado e as contas que englobam a mesma. Na Etapa 3 será mostrado de forma simples a estruturação de um balanço Patrimonial, onde será possível compreender a sua importância econômico-financeira dentro de uma empresa. Na Etapa 4, será feito a elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício, ainda será compreendido a relação com o Balanço Patrimonial, a identificação das contas que compõem este demonstrativos

2. CONTABILIDADE

2.1 O que é contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. Segundo o PLT 312 (Contabilidade Financeira) a contabilidade é considerada a linguagem dos negócios e tem como função medir o resultado das empresas, avaliar o desempenho dos negócios e fornecer diretrizes para a tomada de decisão. Para Osni Moura Ribeiro, autor do livro contabilidade fácil é considerada como uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas. O controle permanente do patrimônio da empresa

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador. Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.

No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

2.2 Quais os objetivos da contabilidade?

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos demonstrativos contábeis.

Segundo Sérgio Iudicibus “ o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.

Para Alessandra Cristina Fahl e José Carlos Marion (Contabilidade Financeira), a contabilidade tem como principal objetivo fornecer e permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, no sentido estático, bem como avaliar as tendências futuras.

Já para Reinaldo Luiz Lunelli (Porta da Contabilidade) o conceito de apenas fornecer informações contábeis para a tomada de decisão é totalmente incompleto, levando em conta que os informes gerados pelo profissional contábil serão apenas uma forma de fornecer os dados necessários para que o usuário, seja qual for seu objetivo, tome a melhor decisão possível. Assim, o objetivo central da contabilidade precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Os objetivos da Contabilidade, portanto, devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não terá qualquer sentido ou razão se a contabilidade for uma disciplina "neutra", que se contente apenas em perseguir sem questionar uma verdade literal. O completo êxito de seu objetivo só será atingido quanto houver suficiente ênfase à evidenciação e ao princípio da primazia da essência sobre a forma. Não basta registrar as operações da forma como os documentos se apresentam, mas sim refletindo o que efetivamente representa aquela operação.Uma forma prática de verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, conforme inicialmente enunciado, é pesquisar qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, primordialmente, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias. Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com