TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é contabilidade?

Trabalho acadêmico: O que é contabilidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução.

A presente atividade supervisionada (ATPS) visa solucionar desafios que um profissional de contabilidade enfrenta no seu dia a dia. Essa atividade foi proposta pelo professor Adilson do Carmo Bassan do Centro Universitário Anhanguera. A referida atividade cumpre uma das etapas da disciplina de Contabilidade Básica 3ª Série do curso de Gestão Pública. Tendo essa atividade como referência o livro (ALMEIDA, Marcelo Cavalcante, Curso Básico de Contabilidade, 6ª edição, editora atlas 2010).

Etapa 1

1. O que é Contabilidade?

Contabilidade pode ser conceituada com sendo, de forma simplificada, o registro e controle de tudo o que ocorre na empresa, representados por documentos. De forma ampla, pode ser conceituada: “é a ciência que tem por objetivo estudar o sistema de riqueza administrativa a fim de observar se ela atinge os fins propostos pelo sujeito aziendal.” Entende-se por aziendas: “os sistemas organizados que visam a atingir um fim qualquer. São aziendas: a casa de comercio, a indústria, o nosso lar, a prefeitura, as empresas de transporte, os hospitais etc., porque em todas elas há uma finalidade a ser atingida e par isso, lá existem pessoas que se cercaram de elementos próprios para que o fim fosse atingido.” Contabilidade é comparada a uma máquina fotográfica que registra ou lança acontecimentos que alteram o patrimônio. (Prof: Loberto Minoro Sasaki – Contabilidade I, p.1). Já o Caderno de Atividades (Contabilidade Básica, p. 10), ensina que “O trabalho contábil está baseado na produção de relatórios que trazem diversas informações do dia a dia da empresa, como suas receitas, despesas, compras, vendas e todas as transações e ocorrências operacionais e não operacionais.”.

Com visto, a contabilidade é o conhecimento que indica o conjunto dos registros numéricos executados com fim de determinar e ordenar, de forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa. Sendo assim, pode-se dizer que a contabilidade permite o controle das transações do patrimônio de uma instituição.

2. Quais os objetivos da Contabilidade?

O objetivo da contabilidade é permitir a avaliação da condição econômica e financeira da empresa bem como inferências a respeito de tendências futuras. Registrando todos os acontecimentos, a contabilidade terá condições de fornecer informações do patrimônio, sempre que solicitada. Assim, o objetivo da contabilidade é fornecer informação indispensável para tomada de decisões da empresa, por meio de estudo do sistema de riqueza administrativa a fim de observar e atingir os fins propostos pelo sujeito aziendal.

3. Quem são os usuários da Contabilidade?

Usuários da contabilidade podem ser definidos como todos aqueles que se utilizam das informações da entidade. Dividem-se, porém, em internos e externos. Usuários internos são os, acionistas ou sócios, os administradores, os diretores, os gerentes e as demais pessoas dentro da empresa que utilizam os dados produzidos pela contabilidade. Já os usuários externos são, por exemplo, receita federal, secretaria estadual, bancos fornecedores, clientes e demais pessoas que têm necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com