TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O regime de caixa é apuração de resultado

Artigo: O regime de caixa é apuração de resultado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Regime De Caixa

O regime de caixa é apuração de resultado, é uma forma simplificada de Contabilidade.

Aplicando basicamente ás microempresas ou ás Entidades Sem Fins Lucrativos, tais como Igrejas, clubes, sociedades Filantrópicas, etc.

As regras básicas são:

 Receita: a receita será considerada ganha (contabilizada) no momento do seu recebimento, ou seja, quando entrar dinheiro no Caixa (encaixe).

 Despesa: a despesa será considerada incorrida (contabilizada) no momento do pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do Caixa (desembolso Desencaixe).

Assim, o Lucro será apurado subtraindo-se toda a Despesa Paga(dinheiro saiu do Caixa) da Receita Recebida(dinheiro que entrou no Caixa).

Por outro lado, todas as empresas necessitam ter seu Fluxo de caixa como uma das mais importantes ferramentas gerenciais e este deve refletir não apenas fatos consumados, mas também aqueles, não tendo ainda ocorrido, possam ser previstos.

Regime de Competência

Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus Fatos Geradores, isto é, aqueles que dizem respeito ao Patrimônio.

Este regime também é chamado de Principio de Competência e é universalmente adotado, aceito pela Teoria da Contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o Resultado da empresa (Lucro ou Prejuízo) de forma adequada e completa.

Mostrarmos a seguir as regras, para a Contabilidade, do Regime de Competência.

Receita

A receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independentemente do seu efetivo recebimento. A receita será considerada gerada (ganha) no momento em que ocorre a transferência da propriedade da mercadoria (entrega) ou serviço prestado.

A entrega de mercadoria ou do serviço é feita com a emissão da Nota Fiscal, que é feita com a emissão da Nota fiscal, que é o documento que transfere a propriedade da mercadoria ou comprova o serviço executando, independentemente do seu recebimento, ou seja, da efetiva entrada do dinheiro no Caixa ou Bancos, se for á vista (se tratar de operação a prazo, a empresa passará a ter Direitos a Receber, representados por Duplicatas ou Contas á Pagar).

Despesa

De maneira análoga á Receita, a Despesa deve ser contabilizada no período em que foi Incorrida (consumida), utilizando o recurso, independentemente do pagamento, ou seja, da efetiva saída do dinheiro do Caixa ou Bancos, se for á vista (se for a prazo, a empresa assumirá uma obrigação, representada por Duplicatas ou Contas a Pagar).

Tempo 0 (jan.) Tempo 1 (fev.) Tempo 2 (mar)

Contratação do

empregado Empregado trabalha

Efetivamente Empresa remunera

o empregado

A Despesa é considerada Incorrida (consumida) no tempo 1, pois este corresponde ao momento em que incorreu efetivamente. A apuração do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com