TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E AÇÃO EMPRESARIAL: Cyber cafe

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O desafio do presente trabalho é fazer uma avaliação da situação econômica e financeira da cafeteria Cyber Café. A empresa passa por dificuldades financeiras e o proprietário não esta inteiramente envolvido no próprio negocio. Serão relacionados todos os problemas da mesma e um plano estratégico de ataque aos pontos fracos, mas para isso vamos revisar alguns conceitos básicos sobre gestão.

ORGANIZAÇÃO E AÇÃO EMPRESARIAL

O desafio desse trabalho é conhecer a fundo os problemas da Cafeteria Cyber Café e montar um plano de ação para reerguê-la, mas para isso vamos começar aprimorando nosso conhecimento em empresa, gestor e empresário. A seguir veremos alguns conceitos básicos que irão nos dar embasamento para desenvolver esse trabalho.

Gestor

 

O Gestor é alguém que pertence a uma  empresa  a que é designado a quem compete à execução das tarefas. 

Conforme Chiavenato  (2004); 

Lider é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. 

 

A principal função de um gestor é a de conduzir pessoas,  para isso lidar com elas e conseguir alcançar o sucesso. Disso se pode concluir que o gestor é a quem compete à interpretação dos objetivos e através de planejamento desenvolve planos estratégicos que acredita serem mais corretos para a situação. Saber lidar com situações, para que os objetivos sejam alcançados, para isso eles precisam ser críticos e não cometer injustiças. 

 

Habilidades para um Gestor de sucesso 

 

Para ser um bom gestor é preciso desenvolver habilidades para lidar com desafios. Entre elas citamos:

? Adaptabilidade: não importa onde nem quando, um líder precisa se adaptar as regras de qualquer lugar;

? Resiliência: o bom gestor sabe que a pressão faz parte de seu cotidiano;

? Interatividade: seu diferencial é manter as pessoas ao seu lado, cobra resultados e trabalha para alcança-los com sua equipe. Estando lado a lado com seus colaboradores aprende como extrair o melhor de cada um;

? Polivalência: sabe se adaptar a vários tipos de empresa e consegue se relacionar e desenvolver em vários setores da empresa, pode assim ter uma visão do todo de onde e como quer chegar;

? Ponderação: precisa tomar decisões que mudam o rumo da empresa, reduzir custos, inovar, demitir pessoas. Ponderar as melhores alternativas é uma habilidade e faz parte do cotidiano de um bom gestor;

? Comunicação: a habilidade de se fazer entender de deixar claro o que espera de seus colaboradores e aonde quer chega além de saber ouvir e analisar o que sua equipe tem a dizer;

? Liderança: o gestor deve passar respeito e fazer seus colaboradores confiarem nele assim os mesmos vão seguir suas orientações e acima de tudo vão acreditar no sucesso.

Para o gestor ser considerado realmente bom ele precisa das seguintes habilidades especificas:

? Habilidade técnica: esta relacionada a maneira como o gestor vai usar seus conhecimentos, suas técnicas ou mesmo tecnologias e equipamentos, que serão suados no desenvolver da ação. Nada mais são que o conhecimento do gestor e como ele o usa para desenvolver seu trabalho.

Segundo Chiavenato Habilidade técnica: 

“consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. ? as habilidades técnicas são mais importantes para os gestores de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.??(2000, p. 3)

? Habilidade Humana: de acordo com Katz (1955), essa habilidade consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Nesse caso o autor se refere ao fato que o gestor precisa conhecer os seus colaboradores saber o que os motiva e de posse dessas informações encontrar a melhor maneira de motiva-los a fazer seu trabalho da melhor maneira possível, sem ao menos perceber.

?Habilidade Conceitual: é a capacidade de ter uma visão holística da empresa, compreende-la como um todo e não só o seu setor. O gestor deve ter essa visão da empresa, olhar de dentro de seu setor para fora e ver a empresa como uma engrenagem que precisa estar sincronizada para obter o sucesso.

Segundo Chiavenato habilidade conceitual: 

Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.(2000,p.3)  

A missão do Gestor é vencer todos seus desafios e mostrar sua capacidade e habilidade de se manter e crescer-nos mais diferentes aspectos e situações. 

 

 

Conceito Empresa 

 

Uma empresa é uma unidade econômico-social, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. 

 

 

Conceito Empresário 

Conforme Código Civil Brasileiro(2002)

Art. 966. Considera-se empresário quem?exerce?profissionalmente?atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.? 

Parágrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com