TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do procedimento Contas

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos do procedimento Contas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Modelo de um CV

DADOS PESSOAIS

• Nome: Ventura Mateus Frederico

• Filiação:Frederico Ventura

• E de:Julieta Mateus

• Data de nascimento:28/09/1993

• Naturalidade:cazenga

• Província de: Luanda

• Estado civil: solteiro

• Nacionalidade: Angolana

• B.I. n:005685081LA048

• Residência:Luanda

• Contactos:943664849/948468245

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

11º Classe do curso de ciências humana

HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS

Curso de Informática na óptica de utilizador

EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO

Trabalhei na empresa zap como assistente comercial durante 6 meses

LINGUAS

 Língua materna: Português

OUTRAS APTIDÕES

Dinamismo, assiduidade, rigorosidade, espírito de equipa, empreendedores e a responsabilidade social são as qualidades que me caracterizam.

Introdução

As contas é um dos instrumentos mais tradicionais de controle. O objectivo principal deste procedimento é verificar a regularidade da gestão dos recursos públicos por um determinado responsável durante o período de um ano. Para esta análise, são enviados ao Tribunal documentos e informações que permitam uma visão geral da gestão durante o exercício financeiro.

O conteúdo das contas é diferente do conteúdo das contas. No primeiro caso, busca-se verificar a regularidade da macrogestão dos recursos públicos de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo, em especial as funções políticas de panejamento, organização, direcção e controle de políticas públicas. Nas contas anuais para julgamento, a finalidade é verificar a regularidade da gestão directa de recursos públicos. Neste caso, o Tribunal tem competência para julgar as contas anuais, conforme o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição da República.

As contas e um conjunto demonstrativos, documentos e informações de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial que permitam avaliar, sob os aspectos técnicos e legais, a regularidade da macrogestão dos recursos públicos a cargo do Chefe do Poder Executivo (Governador e Prefeitos), em especial as funções de planejamento, organização, direcção e controle de políticas públicas.

A Constituição da República, art. 71, I, estabelece a competência do Tribunal para emitir parecer prévio sobre as contas de governo prestadas pelo Chefe do Poder Executivo, sendo que o julgamento das contas cabe ao Poder Legislativo competente (Assembleia Legislativa, no caso das contas do Governador, e Câmaras Municipais, no caso das contas dos Prefeitos).

São as contas que permitem ao Tribunal uma visão global da gestão, pois os demonstrativos, documentos e informações demonstram aspectos da gestão durante o período de um ano (exercício financeiro).

Além deste instrumento, o Tribunal também fiscaliza os actos que geram receita ou despesa, por meio de auditorias, inspecções, acompanhamentos, levantamentos, requisição de informações ou, ainda, análise de denúncias e representações.

As Contas são a essência da Contabilidade, que já foi chamada de "Ciência das Contas". Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional (vide análise contábil) e escrituradas pelo método das partidas dobradas (vide Escrituração), os sistemas de informação que se utilizam de dados empresariais devem ser denominados de Gerências ou Administrativos - e não Contábeis (ver Sistema de Informação Contábil

As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os actos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

História

Antes das inovações introduzidas nos estudos científicos pelos mestres italianos do século XIX (Cerboni, Besta, Villa etc.), a escola dominante era a francesa, cujas teorias da época foram chamadas de corrente contábil do contismo (vide contabilidade). A mais popular teoria de contas, chamada de "teoria das cinco contas" dominou a contabilidade prática durante quase dois séculos. Foi criada por Edmond Degrange (pai) no século XVIII, que também introduziu o livro Diário-Razão, o qual teve grande aceitação nos Estados Unidos, a ponto de ser mais conhecido como Diário Americano. Ao contismo se sucederia ainda o Neocontismo.

Com as mudanças verificadas na contabilidade aplicada em direção as diversas formas de "gestão contábil", as teorias de contas deixaram de ser desenvolvidas no século XX. No Brasil não é raro usar-se nos textos acadêmicos da matéria a expressão "Elementos patrimoniais", em substituição à contas. Todavia, ao final desse século, com a introdução dos sistemas informatizados que integram as bases de dados administrativas com as contábeis (sistemas ERP, no jargão da Tecnologia da Informação), as contas voltaram ao centro das discussões no meio contábil. Isto porque são elas os elementos de introdução de dados aos sistemas nesse formato; e também se constituem nos vínculos entre os diversos dados....

Classificação

Contas patrimoniais e de resultado - registram os elementos patrimoniais na forma exigida nas leis brasileiras das SAs e do Código Civil.

Contas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com