TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Procedimentos de Auditoria no Controle de Contas a Pagar

Artigo: Principais Procedimentos de Auditoria no Controle de Contas a Pagar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Procedimentos de Auditoria no Controle de Contas a Pagar

Teste de Fornecedor - Obter uma relação dos fornecedores a pagar, juntamente com as notas fiscais e duplicatas através da data-base ocorrido o fato. Conferir a soma da relação juntamente com o saldo do razão geral da conta a qual esta registrada as devidas obrigações.

Obter uma carta de confirmação de saldo de alguns fornecedores. Deve-se realizar a circularização dos fornecedores tanto nacionais como estrangeiros, principalmente para os fornecedores que manterem maior volume com a empresa auditada. Conferir todas as informações da carta antes de expedir aos devidos fornecedores selecionados. Junto com a carta encaminhar um envelope selado, endereçado ao próprio escritório da firma de auditoria, para evitar o desvio de endereçamento e facilitar o trabalho ao fornecedor. Esta carta encaminhar com o termo de confirmação do recebimento. Preparar os papéis de trabalhos de circularização de fornecedores, dentro dos padrões que facilite o registro e o entendimento para emitir o exame feito em relação a este fato.

• Teste do Imposto de Renda - Preparar o papel de trabalho de auditoria seguindo os dados detalhados: - Saldo do inicio do período; - ajuste da provisão do ano anterior; - Correção monetária; - compensação; - pagamento dos impostos no período; - saldo no fim do período. Conferir os cálculos realizados para apuração do imposto de renda. Inspecionar as guias quitadas de pagamento do imposto de renda. Este trabalho realizar semelhantemente a contribuição social sobre o lucro.

• Teste dos outros impostos - Obter análise e composição do saldo das contas dos outros impostos conferindo juntamente com o razão contábil que exerceu o registro dos mesmos. Verificar se existiu alguma anormalidade na conta. Confrontar o valor pago juntamente com as guias quitadas e os livros fiscais.

• Teste dos salários a pagar e descontos e encargos sociais a recolher - Obter análise e composição do saldo das contas dos outros impostos conferindo juntamente com o razão contábil que exerceu o registro dos mesmos. Verificar se existiu alguma anormalidade na conta. Confrontar o valor pago juntamente com a folha de pagamento e os depósitos efetuados nas contas dos funcionários caso a empresa se utiliza desse sistema.

• Teste das outras obrigações - Obter análise e composição do saldo das contas dos outros impostos conferindo juntamente com o razão contábil que exerceu o registro dos mesmos. Verificar se existiu alguma anormalidade na conta. Verificar se não existem datas de pagamentos vencidas.

• Testes das Provisões - Preparar o papel de trabalho de auditoria seguindo os dados detalhados: - Saldo do inicio do período; - ajuste da provisão do ano anterior; - Correção monetária; - compensação; - pagamento dos impostos no período; - saldo no fim do período. Conferir os cálculos realizados para apuração das provisões. Conferir o saldo final do período em relação ao razão geral da contabilidade.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/24181/principais-procedimentos-de-auditoria-no-controle-de-contas-a-pagar#ixzz3C4tHcVcd

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com