TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização é um procedimento que seu maior objetivo é a integração, expressão, comunicação, entendimento e capacitação

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o decorrer dos anos a educação teve uma grande evolução, antigamente os alunos frequentavam um ambiente carregado de proibições e normas, onde a reverência ao educador era fundamental. Porém ao longo dos anos essa linha de ensino foi considerada rígida, sendo enfatizado que não dava possibilidades para os alunos se tornarem críticos e questionadores.

A escola de antigamente, chamada de escola tradicional, tinha presente nos seus dias o castigo, que era a forma dos alunos sentir receio de cometer erros, dentro do ambiente escola, o modelo pedagógico era mais consolidado, levando um longo prazo para a modificação dos métodos pedagógico.

A partir dos anos 80 surgiu uma concepção recente de alfabetização, surgindo logo após o conceito de letramento, sendo de certo modo vinculado ao construtivismo. Durante a mudança o método da construção da escrita passou a ser realizada pelo meio de interação com o objeto de conhecimento.

Ao abordar sobre alfabetização no Brasil Mortatti (2010, p.330) salienta que decorrente da complexidade e multifacetação do processo escolar envolvido, a história da alfabetização no Brasil se caracteriza, portanto, como um movimento também complexo, marcado pela recorrência discursiva da mudança, indicativa da tensão constante entre permanências e rupturas, diretamente relacionadas a disputas pela hegemonia de projetos políticos e educacionais e de um sentido moderno para a alfabetização.

A alfabetização é um procedimento que seu maior objetivo é a integração, expressão, comunicação, entendimento e capacitação, sendo um modo de vida como disse Paulo Freire. A leitura e escrita são de grande importância para a vida do ser humano permitindo o de compreender e apreciar as ideias do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com