TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Onde termina a contabilidade financeira e onde se inicia a contabilidade gerencial

Trabalho acadêmico: Onde termina a contabilidade financeira e onde se inicia a contabilidade gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

1.1 ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E ONDE SE INICIA A CONTABILIDADE GERENCIAL? 8

1.2 ATITUDES E CARACTERÍSTICAS DO CONTADOR GERENCIAL 9

1.3 PAPEL DO CONTADOR 10

2. ANÁLISE DOS DADOS PESQUISADOS 11

3. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUCÃO

A contabilidade gerencial poder ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

A contabilidade gerencial, num sentido mais profundo, esta voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se “encaixem” de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.

Neste particular, considere-se que o modelo decisório do administrador leva em conta cursos de ação futura; informes sobre situações passadas ou presentes somente serão insumos de valor para o modelo decisório de medida que o passado e o presente sejam estimadores válidos daquilo que poderá acontecer no futuro, em situações comparáveis às já ocorridas.

A Contabilidade Gerencial também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos à contabilidade. Atinge e aproveita conceitos da administração da produção, da estrutura organizacional, bem como da administração financeira, campo mais amplo, na qual toda a contabilidade empresarial se situa.

De maneira geral, portanto, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feito “sob medida” para que a administração os utilize na toma de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recai na contabilidade gerencial. Certos relatórios financeiros, todavia, são válidos tanto sob o ponto de vista do interessado externo à empresa quanto sob o ponto de vista da gerência.

1.1 ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E ONDE SE INICIA A CONTABILIDADE GERENCIAL?

O ponto de “ruptura entre os dois grandes ramos da contabilidade não é tão fácil de ser discernido”. Certos relatórios, cúpula do processo contábil-financeiro, tais como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados e a Demonstração de Fontes e Usos de Capital de Giro Liquido, representam, de certa forma, a fronteira entre contabilidade financeira e gerencial.

Não se pode afirmar, todavia, que tais peças contábeis, apenas por serem o ultimo degrau ou a sumula do processo de contabilidade financeira, e por servirem preponderantemente aos interessados externos à empresa (bancos, agências governamentais e mesmo acionistas desligados da gerência), não sejam importantes, pelo menos como ponto de partida, para a contabilidade gerencial e para a administração. Sê-lo-ão à medida que sirvam como indicador válido do desempenho, mesmo que em largos traços, da empresa, e desde que possam ser utilizados no modelo provisional da gerência.

A análise financeira e a de balanços, por exemplo, tanto podem servir para o emprestador de dinheiro na avaliação de segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a gerência na avaliação de tendência da empresa. Provavelmente, ambos se utilizarão de um bom número de índices calculados da mesma forma, com ênfases diferenciadas.

A contabilidade de custos, por sua vez, e todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados a orçamento empresarial, a planejamento empresarial, a fornecimento de informes contábeis e financeiros para decisão entre custos de ação alternativas recaem, sem sombra de duvida, no campo da contabilidade gerencial. Decisões do ultimo tipo, como fabricar ou comprar, substituição ou equipamentos, expansão de planta, redução ou aumento de volume, combinação de produtos etc. requerem informações contábeis (alem das de outras disciplinas) que não são facilmente encontrados nos registros da contabilidade financeira. Na melhor das hipóteses, requerem um esforço extra da classificação, agregação e refinamento para poderem ser utilizadas em tais decisões.

1.2 ATITUDES E CARACTERÍSTICAS DO CONTADOR GERENCIAL

Se nos perguntassem qual ou quais as características que distinguem o bom contador gerencial de outros profissionais ligados à área da contabilidade, diríamos que a fundamental é saber “tratar”, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos e etc., bem como juntar tais informes com outros conhecimento não especificamente ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório. Um contador de custos tradicional, por exemplo, que não tenha sido exposto à ênfase da contabilidade gerencial, ao apurar as variações entre custos orçado e real, limitar-se-ia a informar tais variações e a incluí-la ou não nas demonstrações de resultado. Um contador “com mentalidade gerencial” vai utilizar tais variações, ate o extremo grau possível de detalhe, para tentar enveredar um inicio de contabilidade por responsabilidade ou, pelo menos, para discernir quais as áreas que merecem uma investigação maior, por causa das variações apuradas.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com