TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade de custo, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial

Por:   •  8/6/2016  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade de custo, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial

A contabilidade e também em outros meios utilizados no controle, da organização e na gerenciação de empresas, passou por um processo de desencadeamento. Em principio a contabilidade financeira (ou geral), foi desenvolvida na Era Mercantilista,que se encontrava estruturada, para suprir as necessidades das empresas comerciais.  Com o surgimento no ramo das indústrias,  a função do contador  tornou-se mais detalhada,devido a mudança de se realizar o levantamentos, que antes era muito mais simplificados nas empresas comerciais.

Para revisão e solução do problema, nas empresas industriais, o contador passou a exercer a mesma técnica que se utilizada nas empresas comerciais, começou-se então a adaptação, dentro do mesmo raciocínio, com a formação dos critérios de avaliação de estoques no caso industrial.

 Desta maneira surgindo á contabilidade de custos, e com o seu crescimento surgindo duas funções relevantes, o auxilio ao controle e a ajuda as tomadas de decisões. No controle, sua principal função era fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e sucessivamente acompanhar os fatos para comparar os valores anteriormente definidos.

Na decisão seu papel consiste na importância de informações sobre valores referente a conseqüência de custo e longo prazo relacionada a administração de preções de venda, maneira de compra ou produção etc.

Nos últimos tempos a contabilidade sofreu uma transformação em que era utilizada apenas como auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, passando a ser uma ferramenta de extrema importância para o setor gerencial.

Terminologia Contábil Básica

Considerando que a utilização de uma terminologia contábil simplifica o entendimento e facilita a comunicação, segue algumas definições em termos contábeis:

  1. Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a aquisição de um produto ou serviço qualquer,sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos  (normalmente em dinheiro)

Exemplos: Compra de matéria prima, gasto na compra de um imobilizado e etc.

  1. Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.Pode ocorrer ao mesmo tempo do gasto (caso o pagamento seja á vista) ou depois após (caso o pagamento for á prazo)

Exemplo:  Retirada de dinheiro do caixa

  1. Investimento - Gastos com bens e serviços  ativados em função da vida útil ou dos benefícios  que se consegue atribuir a períodos futuros.

Curto prazo – São os investimentos que podem ser observados dentro do ativo circulante

Exemplos: Estoque de matéria prima, produtos acabados.

Longo prazo- São os investimentos que podem ser observados nos ativos imobilizados.

Exemplos: Maquinas e equipamento.

 

  1. Custo -  Gastos relativos a um bem ou serviços utilizado na produção de outros bens e serviços. São todos os gastos relacionados a atividades produtivas, é tudo aquilo que é “consumido” na empresa.

Exemplos: Energia elétrica, água.

 

  1. Despesa:  Bem ou serviços  consumidos direta ou indiretamente para aquisição de receitas.

Despesas Operacionais:  São gastos necessários á manutenção da atividade de empresa.

Exemplo: Salários e encargos do pessoal da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com