TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial

Por:   •  1/6/2015  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Contabilidade de custos

- Identificação no PLT – 760  dos principais pontos do capítulo I ao III.

- Redação Contabilidade de Custos.

Nome: Jéssica Guimarães Santos – RA: 6875478287

A contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial.

A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Seus princípios derivam dessa finalidade primeira e, por isso, nem sempre conseguem atender completamente a suas outras duas mais recentes e provavelmente mais importantes tarefas: controle e decisão. Esses novos campos deram nova vida a essa área que, por sua vez, apesar de já ter criado técnicas e métodos específicos para tal missão, não conseguiu ainda explorar todo o seu potencial; não conseguiu, talvez, sequer mostrar a seus profissionais e usuários que possui três facetas distintas que precisam ser trabalhadas diferentemente, apesar de não serem incompatíveis entre si.

Terminologia Contábil básica

Custo e Despesa não são sinônimos; têm sentido próprio, assim como Investimento, Gasto e Perda. A utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e a comunicação. Custo só se refere a sacrifício na produção, salvo quando expressamente alertada a modificação da terminologia utilizada. Logo, temos Custos de Produção e Despesas de Administração, de Vendas e Financeiras.

Princípios contábeis aplicados a custos

Os princípios contábeis geralmente aceitos são observados para a elaboração de Balanços e Demonstrações de Resultados, auditados pelo Fisco e pela Auditoria Externa e tem aplicação também na Contabilidade de Custos. Assim é necessário conhecer a Realização, a Competência, o Custo Histórico, a Consistência, o Conservadorismo e a Materialidade, entre outros.

São custos de produção os gastos incorridos no processo de obtenção de bens serviços destinados à venda, e somente eles. Não se incluem nesse grupo as despesa financeiras, as de administração e as de vendas e é bastante difícil em algumas situações á perfeita distinção entre elas. Não são incluídos também os fatores de produção eventualmente utilizados para outras finalidades que não a de fabricação de bens destinados à venda.

Na presença de altas taxas de inflação, o custo histórico deveria ser tomado cor a exclusão dos acréscimos de preço devidos a prazo de pagamento, e essa diferença se tratada como uma despesa financeira especial. O custo histórico, assim expurgado deveria ser corrigido por índices que reflitam a desvalorização da capacidade aquisitiva da moeda.

Redação: Contabilidade de Custos (Resumo)

A contabilidade de custos ganhou força revolução industrial.

Tem como foco a necessidade de controlar os custos da produção e hoje da globalização.

Existe a necessidade de apuração dos custos, para em seguida apurar o resultado, especialmente nas entidades com fins lucrativos, como indústrias, comércio e serviço.

A contabilidade de custos é aplicada no comércio, prestação de serviços e principalmente na indústria. É o ramo da contabilidade financeira que utiliza técnicas específicas para identificar, classificar e registrar os custos ligados a produção de bens ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com