TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Socioculturais

Por:   •  29/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Tade Ane

Nome do aluno: Wagner Rodrigues

Data: 16/03/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado estudante, a organização dessa atividade a distância possibilita o encontro com sua comunidade num exercício de cidadania. Somos produtos e produtores de nossa cultura, pertencemos a comunidades que algumas vezes pouco a conhecemos. O mundo globalizado necessita do saber local. Nesse sentido, convidamos você para uma aproximação em seu contexto  vital. Nessa avaliação a distância, você realizará um estudo de campo em local selecionado por você, em seguida, fará a descrição de tal realidade;  por fim,  fará análise fundamentada nos conhecimentos dessa unidade de aprendizagem.  

Caracterização da situação da etnia estudada:  Escolha uma etnia que compõe a realidade do seu município e, a partir de estudo de campo, descreva as particularidades culturais dessa etnia, considerando os elementos que compõem a cultura, citados a seguir:

A cultura é um conjunto complexo, dinâmico e interligado de saberes e fazeres, de um grupo. Dentre esses elementos podemos elencar

  1. linguagem
  2. medicina popular
  3. arte (pintura, artesanato, dança, música)
  4. culinária
  5. celebrações
  6. vestiário
  7. arquitetura

Você poderá destacar elementos mais diretamente ligados a sua área de formação. Por exemplo, os estudantes de arquitetura e engenharia, podem se aprofundar na caracterização sobre artes e arquitetura, estudantes da área de saúde podem destacar elementos do conhecimento popular em saúde etc. É importante considerar o seu foco de descrição situado.  

  1. Apresentação de um texto discursivo ilustrado com imagens, trazendo o resultado de seu estudo de campo. Esse texto deverá ter entre 15 e 20 linhas. (5,0 pontos)

Morei em São Pedro de Alcântara por 11 anos, nesse município fantástico, onde fiz meu estudo de campo, ela é a primeira Colônia Alemã de Santa Catarina.     Fundado em 1829, São Pedro de Alcântara, foi a colônia que abrigou os primeiros imigrantes alemães que chegaram a Santa Catarina. Até a segunda guerra mundial haviam diversas escolas do ensino alemão ou bilíngues em São Pedro de Alcântara. Com a política de nacionalização de Getúlio Vargas, quando todo descendente de alemão era visto como nazista ou quinta coluna, onde a intolerância e perseguição aos alemães e seus descendentes, todas as escolas existentes foram fechadas. Ainda hoje o povo alcantarense traz tristes resultados daquela época. Na proteção de seus lares e no isolamento de suas propriedades rurais os descendentes germânicos falavam com seus familiares no dialeto de seus ancestrais. Assim, salvaram-se três dialetos. Dois deles nas comunidades luteranas e um deles na comunidade católica. A predominância é do dialeto Hunsrückisch. Tais dialetos se mantém vivos no dia a dia dos alcantarenses, sobretudo nas comunidades rurais de Rio Forquilhas Alto, Rio Forquilhas Baixo, Rocinha, Invernada, Barro Branco, Santa Filomena, Campo de Demonstração e Alto da Varginha.   Fonte: Casa da Cultura, lugar maravilhoso como um ‘‘museu’’ do município.

[pic 2]

  Comunidade Rural de Rio Forquilhas Alto. 

No município existe produtos artesanais, em especial a aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água. Existe também a Casa da Cultura um espaço mantido pela Prefeitura Municipal que abriga alguns objetos e documentos, como livros e artigos para pesquisa. Tem também o Centro de Artes e Ofícios que é um espaço construído pela Prefeitura, com o propósito de realização de atividades artísticas e culturais. Há também a Vila Equestre espaço dedicado a aluguel de cavalos e baia, cavalgadas, e caminhadas em trilhas com guia. [pic 3]Centro de Artes e Ofícios de São Pedro de Alcântara.

            A culinária é alemã, no município todo encontra-se vários locais para poder degustar toda a gastronomia germânica. Entre eles se destaca O Die Kleine Kneipe Weisskopf, que significa Pequena Adega do Cabeça Branca que além da população atrai visitantes de todo o Estado. No cardápio de seu restaurante é vendida a linguiça alemã, que pode ser a Bockwurst ou a Weisswurst, mas também tem pratos como Durchschnitt Weisskopf. Os locais de gastronomia germânica surpreendem os visitantes e alegram a população, pois mantem viva a origem da Etnia da população, da origem da sua descendência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (502.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com