TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Tipos De Investimentos

Por:   •  27/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO: BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FLÁVIA BIANCA CONCEIÇÃO ARAÚJO

MERCADO FINANCEIRO

(Os principais tipos de investimentos)

CASTANHAL

2021

FLÁVIA BIANCA CONCEIÇÃO ARAÚJO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MERCADO FINANCEIRO

(Os principais tipos de investimento)

Relatório de estagio supervisionado, trabalho elaborado como pré-requisito para aprovação do curso de Bacharel em ciências contábeis apresentado à UNIP-Universidade Paulista de Castanhal-Pa.

Orientador: Danilo O. da Silva França

CASTANHAL

2021



1 INTRODUÇÃO

O Mercado financeiro apresenta-se em ambiente bastante complexo, formado por agentes orientados à obtenção de resultado, órgãos reguladores orientados ao controle do risco sistêmico e agentes econômicos, responsáveis pela gestão maior da economia.

O presente trabalho tem como objetivo trazer informações necessárias para o entendimento sobre o funcionamento deste mercado, abordando os principais conceito

s de investimentos em renda fixa e variável, risco, rentabilidade, perfil do investidor, órgãos reguladores, funções e suas atribuições.

 O investimento financeiro é uma operação de compra e venda de um ativo financeiro com o objetivo de repor o valor de compra do ativo e obter lucro na operação. Renda fixa é uma modalidade de investimento que apresenta uma rentabilidade previsível, já na renda variável não tem nenhum tipo de definição sobre a taxa de retorno, apenas previsões de mercado, ou seja, “varia” com o tempo.

 Antes de escolher o investimento mais adequado, deve-se levar em consideração o perfil do investidor, são basicamente três tipos conhecidos como: conservador, moderado e arrojado. Isso mostra como ele é importante e pode auxiliar na escolha e entendimento dos tipos de investimentos que podem ser realizados para cada um dos seus objetivos.

 As instituições financeiras que seguem as diretrizes da CVM e recomendações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) aplicam, obrigatoriamente, o formulário para a identificação do perfil do investidor. Este perfil representa a sua tolerância aos riscos no mercado financeiro, cabe ressaltar um fundamento importante: risco e rentabilidade caminham na mesma direção.

  1. MERCADO FINANCEIRO

O mercado financeiro é, por definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários (ações, opções, títulos), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas). Nessas negociações, estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes que regulam e fiscalizam as transações.

3 Segmentos de mercado dentro do mercado financeiro

  • Mercado de câmbio
  • Mercado monetário
  • Mercado de crédito
  • Mercado de capitais

3.1 Mercado de câmbio

É o mercado onde são realizadas as trocas de moedas estrangeiras (como dólar) por moeda nacional (o real). Participam desse mercado todos os agentes econômicos, por exemplo, grandes empresas que fazem transações com o exterior. O Banco Central é o responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio.

3.2 Mercado monetário

No mercado monetário, ocorrem as operações de transferências de recursos no curtíssimo prazo, geralmente com prazo de um dia, como as realizadas entre as próprias instituições financeiras. Esse mercado tem como principal objetivo o controle da liquidez da economia, ou seja, se o volume de dinheiro estiver maior que o desejado pela política monetária, estabelecida pelo BC, a autoridade monetária intervém no mercado vendendo títulos e retirando moeda do mercado.

3.3 Mercado de crédito

Trata-se do segmento no mercado financeiro em que as instituições financeiras captam recursos de investidores e os emprestam a pessoas físicas ou empresas. Através disso, as instituições são remuneradas pela diferença entre o custo de captação e a taxa de juros cobrada dos tomadores, essa diferença é conhecida como spread. Em geral, são formalizados por contratos, e as instituições assumem o risco de crédito das operações. Empréstimo pessoal, cheque especial e desconto de duplicatas são alguns dos exemplos de operações realizadas no mercado de crédito. O BC também controla, fiscaliza e estabelece normas para este mercado.

3.4 Mercado de capitais

Para desenvolver projetos de crescimento do negócio, as empresas precisam de capital, logo esse dinheiro pode ser obtido, por exemplo, por meio de captação no mercado de capitais. Os recursos podem ser direcionados para investimentos como aquisição de outras empresas ou mesmo para alongar o prazo de suas dívidas. E quem faz o “empréstimo” dos recursos às companhias são os investidores, que veem essa quantia se valorizar ao longo do tempo. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.

4 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SFN é composto por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a condução eficiente da economia do país, 5 órgãos fazem parte desse sistema, são eles: 

4.1 CMN – Conselho Monetário Nacional

O CMN foi criado com a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, para promover o progresso econômico e social do país.

  1. A política do CMN tem como principais objetivos: 
  • Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; 
  • Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; 
  • Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; 
  • Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; 
  • Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; 
  • Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.  

4.2 BACEN – Banco Central do Brasil 

O BACEN é uma autarquia federal que tem como principal missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro sólido e eficiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (519.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com