TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Industriais e Sustentabilidade Econômica

Por:   •  7/9/2022  •  Exam  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG[pic 1][pic 2]

Programa de Pós-Graduação em Processos Agroindustriais

Disciplina: Processos Industriais e Sustentabilidade Econômica

Profa. Dra. Isabel Fontgalland

Aluno: Ayllanderson Carneiro de Alencar

Resolução da I Lista

1- Como você definiria a teoria da caixa preta e quais os argumentos que suportam essa tese?

        Do ponto de vista econômico, e levando em consideração a teoria neoclássica tradicional da firma, a teoria da caixa preta se diz a respeito de como a produção é vista em que entram insumos de um lado para a saída do outro lado que seria o produto final, sendo considerada o coração da economia pelo fato do processo. Essa tese é argumentada pelos fatos de que ela não especifica quem é o beneficiado e nem quem se apropria do lucro da empresa, sendo apenas interessada no insumo de entrada e no produto da saída, sem levar em consideração a sua produção E pela definição caixa preta seria um objeto em que seu funcionamento interno não é tão acessível.

2- O que é uma função de produção? Em que uma função de produção a longo prazo difere de uma função de produção a curto prazo?

        A função de produção é uma relação matemática, ou seja, uma equação que indica qual a quantidade máxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de fatores produtivos e uma determinada tecnologia. Podendo ser aplicado a um produto ou a um serviço, a uma empresa, a um setor de atividade ou mesmo a toda uma economia. E indica o maior nível de produção que uma firma pode atingir para cada possível combinação de insumos. Além de ser possível identificar o que é tecnicamente viável quando a firma opera de forma eficiente.

        O que difere a função de produção de longo prazo a de curto prazo é que na de longo prazo todos os insumos têm condições de variar , não existindo custos fixos, já na de curto prazo pelo menos um dos insumos é fixo e não pode variar.

3- Por que o produto marginal do trabalho tende a apresentar uma elevação seguida de uma diminuição no curto prazo?

        O fato do produto marginal do trabalho apresentar uma elevação seguida de uma diminuição no curto prazo se dá pela razão que quando são adicionadas unidades de trabalho para uma quantidade fixa do capital, esse produto marginal aumenta até chegar o ápice e atingir uma valor máximo, porém após esse momento ele começa a diminuir.  Esse aumento inicial do produto marginal do trabalho é compreendido porque os primeiros funcionários contratados pela empresa podem se especializar nas tarefas em que são mais produtivos. De maneira inevitável quando uma quantidade fixa de capital, a contratação de trabalhadores além de certo nível torna o local de trabalho de certa maneira acumulado, causando uma a diminuição da produtividade dos novos trabalhadores contratados.

4- Defina o que são retornos de escala e considere o peso dos rendimentos constantes de escala e sua inconsistência no longo prazo. Discuta.

        De acordo com o autor José Carrera, retornos de escala é a variação no nível de produção causada por uma variação proporcional em todos os insumos. Os retornos de escala podem ser crescentes, constantes ou decrescentes.

        Sendo uma função de produção com retornos constantes de escala, então ela irá apresentar que uma variação na produção é exatamente igual à variação na utilização de todos os insumos, então o custo médio de longo prazo é horizontal, significando que a função de custo de longo prazo é linear.

5- Se uma firma apresenta tecnologia de produção com rendimentos constantes de escala, então ela não poderá apresentar produto marginal decrescente para cada fator.

        Essa afirmação seria ERRADA já que utilizando parâmetros para avaliar, a soma dos parâmetros de uma função deve ser igual a 1, para que a produção seja com rendimentos constantes. Porém, como essa soma resultou a esse valor de 1 será determinado que a produtividade marginal encontrada pela sua derivação será possível observar que o produto marginal decrescente. Então a afirmação está errada porque na verdade, a tecnologia de produção marginal irá sim apresentar produto marginal decrescente.

6- O que é a lei dos rendimentos decrescentes tem a ver com a produção? Desenhe um gráfico com a curva do produto total (com a mão-de-obra no eixo x e volume de produção no eixo y) e um gráfico com as curvas de produto médio e produto marginal (com a mão-de-obra no eixo x e os produtos médio e marginal no eixo y). Estes gráficos devem estar relacionados entre si e devem respeitar a lei dos rendimentos decrescentes. Explique detalhadamente os gráficos.

        Primeiramente, já que a lei dos rendimentos decrescentes se aplica a qualquer função de produção. À medida que o uso de determinado insumo aumenta, chegando a um ponto em que as quantidades adicionais de produto obtidas se tornam menores, como também quando a quantidade utilizada do insumo trabalho é pequena, devido a maior especialização. Já quando a quantidade utilizada do insumo trabalho é grande, a produção decresce em decorrência de ineficiências. Porém é importante frisar que o conceito de retornos de escalas implica na variação proporcional de todos insumos, enquanto que a dos rendimentos decrescentes está associada a produção a curto prazo, já que pelo menos um insumo é fixo e não poderá ser alterado. Assim, se variar os outros insumos, a produtividade marginal será decrescente em algum ponto, já que existe pelo menos um insumo fixo que não pode ser variado.

[pic 3]

        Quando o Produto total é crescente, então o Ponto Marginal é positivo, além disso quando o PMg atinge o seu ponto máximo, então o Produto total atinge o seu ponto de inflexão. Já quando o Ponto Médio atinge o seu máximo ele se iguala ao Ponto Marginal e decrescem a partir desse momento. O que também pode ser observado é que o Produto Total é máximo quando o Produto marginal é zero, e o Produto Total diminui, o produto marginal passa a ser negativo.

7- Desenhe um gráfico com isoquantas onde tanto o produto marginal do trabalho (PMgL) como o produto marginal do capital (PMgK) são decrescentes. Explique o gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com