TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ALFREDO NASSER

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS CONTABEIS

CCN7

PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL

AlBadir

André

Enio

Jhordanna Basanulfe de Souza

Joselito

Aparecida de Goiânia

Novembro/2011

Aladir

André

Enio

Jhordanna Basanulfe de Souza

Joselito

PANAMERICANO: FRAUDE CONTÁBIL

Trabalho de Perícia Contábil e Fundamentos de Arbitragem para compor a nota da P-2, orientado pelo professor Fernando de Jesus.

Aparecida de Goiânia

Novembro/2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. A IMPORTANCIA DA PERICIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE

3. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE

4. ERROS E FRAUDES CONTÁBEIS

5. PANAMERICANO: CASO DE FRAUDE NO BRASIL

5.1. Trajetória dos acontecimentos do caso Panamericano

5.2. Origens da Fraude do Panamericano

6. CONCLUSÃO

7. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

2. A IMPORTANCIA DA PERICIA NA ELUCIDAÇÃO DA FRAUDE

A perícia Contábil é responsável por verificar todos os fatos que estão ligados ao patrimônio da entidade com o objetivo de oferecer sua opinião referente a questão proposta para averiguação. Essa opinião é emitida através da realização de exames minuciosos, investigações, arbitramentos, entre outros que se acharem necessários para a conclusão da opinião a ser emitida.

A metodologia aplicada da perícia é analítica, ou seja, uma busca detalhada de todos os fatores que poderão evidenciar o fato ocorrido. Para tal é importante que:

1. Identificar o objeto de forma clara;

2. Planejar de forma competente o trabalho a ser executado;

3. Basear em evidencias precisas e confiáveis a execução do seu trabalho;

4. Ser bem minucioso na conclusão do seu trabalho, e só emiti-la após certificar-se de todas as informações são seguras sobre seus resultados.

O perito contábil deve certificar-se da legalidade dos documentos apresentados junto aos autos do processo, quanto a sua formalidade como apresentado no Código do Processo Civil e quanto ao aspecto ideológico, ou seja, deve observar a idoneidade de tais documentos para que estes possam ser aplicados junto ao caso em estudo onde haja um baixo risco de erro. Devido a grande quantidade de documentos com os quais o perito contábil trabalha no âmbito da execução de suas atividades, poderá haver documentos que surgiram para o encobrimento de fraudes ou até mesmo da má administração dos gestores.

A Perícia Contábil é um instrumento fundamental na elucidação dos erros e fraudes contábeis, por realizar os procedimentos muito importantes como citados acima.

3. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA ELUCIDAÇÃO DAS FRAUDES

A auditoria contábil é responsável por avaliar as informações geradas pela contabilidade, que, por sua vez é a que estuda e controla todas as variações do patrimônio da entidade com o objetivo de demonstrar e informar quanto a sua composição e estrutura. Essas informações que são avaliadas pela auditoria são imprescindíveis para resguardar os interesses de todas as partes vinculadas da empresa, bem como dos investidores, dos financiadores e fornecedores, do fisco, dos empregados e não apenas da administração da mesma.

A auditoria possui um papel fundamental, visto que evidencia as fraudes, principalmente para evitar a prática desses delitos com a criação e implantação de um controle interno eficiente, que visa controlar todos os sistemas da entidade e não apenas a identificar os fatos já realizados. A inexistência de um controle interno, ou a inadequação do controle interno na empresa, torna mais favorável a ocorrência de erros e fraudes. Um exemplo seria a possibilidades dos gerentes de poderem “maquiar” as demonstrações contábeis, para favorecer um resultado fictício no qual a empresa quer que seja apresentado como para que os interessados não percebam a queda do desempenho ou o grau de endividamento da empresa. É com base no grau de confiança do controle interno da empresa a ser auditada que o auditor estabelece o aprofundamento necessário para atender a uma boa condição de avaliar as demonstrações de forma mais segura.

Porém na auditoria um grande erro ou fraude pode não ser identificado, pelo fato de que seus exames e procedimentos são feitos através de amostragem, sendo assim mais fácil detectar se forem realizados pequenos erros em várias transações.

4. ERROS E FRAUDES CONTÁBEIS

Os erros são caracterizados por serem involuntários, ou seja, sem a intenção de lesar alguém, ocorre pela falta de atenção, omissão ou até mesmo pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com