TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo de caso Sobre a Fraude Contábil no Banco Panamericano

Por:   •  8/10/2016  •  Artigo  •  5.343 Palavras (22 Páginas)  •  1.531 Visualizações

Página 1 de 22

        [pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Caio Luis Araújo Vasconcellos

Gustavo Miranda

Leonardo Santana Tozzi

Stephanie Prado Gottsfritz Rodrigues

Um estudo de caso sobre a Fraude Contábil no Banco Panamericano

São Paulo

2016

Resumo

Essa pesquisa tem o intuito de mostrar que diversos escândalos referentes a fraudes contábeis têm ocorrido em todo mundo nas últimas décadas. Para um melhor detalhamento dessas fraudes, escolhemos analisar o Banco Panamericano, que sofreu com essas irregularidades entre os anos de 2006 a 2010. O esquema no Panamericano ocorreu quando não eram realizadas as devidas baixas na contabilidade das vendas de carteiras de crédito para outros bancos, além do mais, suspeitava-se que alguns valores eram alterados indevidamente. Todo esse caso colocou em cheque a Deloitte Touche Tohmatsu Ltda., empresa de auditoria que deu um parecer sem ressalva, ou seja, informou que as demonstrações financeiras não apresentavam inconsistências. O presente estudo pode ser classificado como uma pesquisa empírica de caráter exploratório e um estudo de caso com análises qualitativas e quantitativas. Diante disso, foi realizada uma análise das demonstrações com o auxílio de indicadores financeiros como a margem operacional, liquidez corrente, giro do ativo e rentabilidade do ativo, a fim de identificar pontos que comprovassem a falta de fidedignidade das demonstrações. A conclusão foi que com as informações publicadas não é possível identificar pontos que confirmassem a fraude, visto que as demonstrações estão maquiadas. Entretanto, é válido ressaltar a importância de um setor de contabilidade com controles adequados, para que as informações financeiras da empresa apresentem fidedignidade aos usuários, garantindo a continuidade da empresa.


  1. INTRODUÇÃO

No início dos anos 2000, diversos escândalos referentes a fraudes contábeis e financeiras passaram a ganhar bastante proporção, atenção e representatividade na mídia, mas, principalmente no ramo empresarial. Casos de entidades estrangeiras como Enron, Xerox e WordCom vieram à tona no Brasil, também tiveram escândalos famosos, como os casos do Banco Cruzeiro do Sul, Banco Santos, Encol, Parmalat e o Banco Panamericano. De modo geral, as fraudes contábeis afetam diretamente o fluxo de caixa, rentabilidade, solvência e a imagem das empresas, sendo efetuadas por meio de faturamentos irregulares; lançamentos contábeis fictícios; reembolsos incorretos; alterações, desvios e roubos nos estoques; gastos irregulares; e falsificação de faturas e documentos contábeis, em alguns casos a conseqüência desses atos ilícitos foi à falência da empresa. Para Ferreira e Wuerges (2011), as fraudes impactam na credibilidade das demonstrações contábeis e na perda da confiança dos usuários das informações.

Dentre as fraudes supracitadas, este trabalho recai sobre a fraude ocorrida no Banco Panamericano e o objetivo geral do presente artigo é promover uma análise nas demonstrações financeiras do Banco Panamericano, publicadas entre os anos de 2006 e 2010, com intuito de interpretar e contextualizar as variações que ocorreram nesse período.

        

Em Dezembro de 2010, a instituição apresentou um prejuízo de R$ 133,6 milhões em seu balanço patrimonial, que ocorreu devido a irregularidades que causaram um rombo de R$ 4,3 bilhões. O assunto é crítico e para atingir o objetivo geral proposto iremos utilizar ferramentas e técnicas para realização de análises financeiras de uma empresa, como a análise vertical, análise horizontal e o estudo dos índices.

A justificativa para a realização desse estudo de caso é que o tema abordado é de grande impacto para os clientes e investidores, tendo em vista que as informações divulgadas pelas empresas nas demonstrações financeiras apresentam aos leitores sua situação econômico-financeira, como a capacidade de liquidar suas dívidas, a possibilidade de novos investimentos, o crescimento dentro do mercado em que atua e o seu posicionamento comparado às empresas concorrentes. Outro ponto importante, não apenas para os clientes e investidores, mas, também para a visão da própria empresa é que uma consistente análise das demonstrações financeiras permite uma melhor percepção sobre os controles necessários para detecção e prevenção de fraudes, além dos impactos negativos que a empresa poderá ter em decorrência das irregularidades, visto que cada vez mais elas são acusadas de cometer desvios em sua contabilidade.

Para desenvolvermos as nossas conclusões com melhor embasamento e coerência, elaboramos a seguinte pergunta de pesquisa: Tendo em vista que as auditorias, no período da fraude, não apontaram nenhuma ressalva em seu parecer e baseando-se pelas análises dos indicadores financeiros, seria possível a auditoria ter detectado indícios de fraude pelas demonstrações financeiras do Banco Panamericano?

O presente trabalho está estruturado em cinco capítulos. O primeiro capítulo é a introdução. O segundo capítulo relata sobre o referencial teórico, tratando sobre a importância das demonstrações financeiras, fraude contábil e os indicares que serão utilizados nas análises. O terceiro capítulo apresenta a metodologia adotada para realização do trabalho. O quarto capítulo é onde apresentamos a articulação da fraude e avaliamos as demonstrações financeiras da instituição, utilizando as técnicas e ferramentas de análises financeiras. Finalmente, no quinto capítulo são apresentadas as conclusões e considerações finais deste estudo de caso.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. A importância das demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras devem ser apresentadas periodicamente, de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos, aos seus usuários (acionistas, investidores, clientes, fornecedores, fisco, agências governamentais, colaboradores, gestores) como prestação de contas.

Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis (financeiras) são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (317.7 Kb)   docx (216.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com