TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Tese: PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

2 PRINCIPIOS CONTABEIS

2.1 ENTIDADE

São conjuntos de pessoas, recursos e organizações econômicas capazes de exercer atividades econômicas com meio ou com fim, a contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil, como ela atua é preciso entender a essência operacional da mesma, além do estudo cuidadoso do seu processo de produção interno e externo do ambiente dentro e fora do qual a entidade atua.

Assim podemos caracterizar o melhor cenário.

“Ludicibus (2000). Fala da entidade como personalidade própria tendo porem vida distinta das atividades e dos interesses pessoais de proprietários de parcelas de seu capital”.

ATIVO = OBRIGAÇÕES + PATRIMONIO

2.2 CONTINUIDADE

Tal princípio diz que a empresa, deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade possui; Patrimônios quantitativos e qualitativos e é a continuidade que influencia no econômico dos ativos e nos vencimentos dos passivos.

2.3 COMPETÊNCIA

O princípio da Competência determina quando as alterações do ativo ou do passivo resultam em aumento ou diminuição do patrimônio liquido.

3 REGIME DE APURAÇÃO

Assim são dois os regimes contábeis conhecidos que disciplinam a apuração do resultado: Regime de Caixa e Regime de Competência.

3.1 CAIXA

É o Regime Contábil que apropria as receitas e despesas no período do seu recebimento ou pagamento respectivamente, independente do momento em que são realizadas.

3.2 COMPETÊNCIA

Sob o método de competência os efeitos financeiros das transações e ventos são reconhecidos no período nos quais ocorrem independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

“O Regime de Caixa é o oposto do Regime de Competência”

Pt.wikipedia.org / regime de caixa

4 METODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

4.1 PEPS

Primeiro a entrar e o primeiro a sair, esse método significa que as primeiras unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto que constituirão o custo dos produtos.

4.2 UEPS

Ultimo a entrar e o primeiro a sair, por esse método as ultimas unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e portanto as que formarão o custos dos produtos.

4.3 CUSTO MEDIO PONDERADO

Esse valor indica que tanto o custo dos materiais aplicados quanto o saldo serão composto do valor médio.

Cabe lembrar que esses métodos são apenas escriturais, o que quer dizer que a movimentação física das unidades no estoque não obedece a sistemática de cada um dos diferentes métodos.

“Deve ser destacado que, no Brasil, a legislação fiscal restringe o uso do método UEPS, privilegiando os métodos Médios e PEPS”.

5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS

5.1 RECONHECIMENTO DA RECEITA

Receita pode ser explicada como um fluxo de elemento para o ativo, na forma de dinheiro, títulos a receber ou outros tipos de bens e dinheiros, provenientes de terceiros, esta sempre ligada a mercadoria ou produto, ou, a prestações de serviços.

Uma receita sempre resulta no aumento do patrimônio liquido.

5.2 DEDUÇÕES DA RECEITA

Correspondem a acréscimos nos ativos ou decréscimos nos passivos, reconhecidos e medidos em conformidade com os princípios fundamentais da contabilidade, resultantes dos diversos tipos de atividades e que podem alterar o patrimônio liquido.

5.3 IMPOSTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com