TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO DE CONTABILIDADE

Tese: PROGRAMAÇÃO DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  10.556 Palavras (43 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 43

PROGRAMAÇÃO DE CONTABILIDADE

História da Contabilidade: A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 A.C.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

A contabilidade no Brasil: No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade, exigindo - devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados - um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria.

Conceito de Contabilidade:

É por definição a Ciência que estuda o desenvolvimento do Patrimônio de uma empresa, seus resultados e reflexos, sua evolução, sua gerência e seu futuro;

Definição Lógica:

É o registro cronológico de maneira ordenada, obedecendo a princípios e normas contábeis da movimentação patrimonial da empresa.

O que faz a Contabilidade: a função da Contabilidade é produzir informações úteis aos usuários de Contabilidade para a tomada de decisões.

Entretanto no Brasil em alguns segmentos da nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função da contabilidade foi distorcida, estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.

O que é Contabilidade: coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para a tomada de decisões.

Interesse na informação contábil: não se restringe apenas aos limites da empresa.

As informações apuradas pela contabilidade, além de atender ao fisco, servem também para os administradores e gerentes e a outros segmentos tais como:

- investidores: é através dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa; dessa forma, o investidor tem em mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos. Os relatórios evidenciam a capacidade da empresa em gerar lucros ou informações.

- fornecedores de bens e serviços: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.

- bancos: utiliza os relatórios com a finalidade de arrecadação de impostos, como também para dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

- sindicatos: utiliza os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante para reajuste de salários.

- outros interessados: funcionários (quer saber se a empresa tem condições de pagar seu salário ou não) órgãos de classe, pessoas e diversos institutos, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) concorrentes etc.

Função do Contabilista:

A função básica do contador é coletar dados, classificar as despesas e receitas, registrar através de lançamentos contábeis os fatos contábeis da empresa, produzir informações úteis aos usuários de contabilidade, auxiliando assim na tomada de decisões.

È importante ressaltar que a função do contador em vários segmentos da economia foi distorcida principalmente nas pequenas empresas, onde praticamente sua função está voltada para satisfazer as exigências do fisco.

Atualmente o contador vem ganhando espaço também na área de auditoria.

CÓDIGO DE ÉTICA

O profissional de contabilidade sujeita-se ao código de ética editado pelo conselho federal de contabilidade, com o objetivo de fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

Qual a diferença do Técnico de Contabilidade e o Contador?

Ao técnico em contabilidade é assegurado o exercício das prerrogativas profissionais previstas no artigo 25 de Decreto-Lei nº 9.295, de 27/05/1946, com exceção das seguintes (alínea ¨c¨ do referido preceito)

“Perícias judiciais ou extra-judiciais,revisão de Balanços e de Contas em Geral, Verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas. Regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns.Assistências aos conselhos fiscais das sociedades anônimas”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com